Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

,

Viva Ilan Brenman! Selecionamos livros e ideias do escritor aniversariante

01/03/2018

O premiado escritor Ilan Brenman comemora hoje, 1 de março, 45 anos. Psicólogo, doutor em educação, Ilan encontrou na ficção um lugar privilegiado para emocionar, sensibilizar, compartilhar o olhar infantil de forma sensível, delicada, bem humorada. Nascido em Israel, criou-se no Brasil e aqui descobriu sua paixão por contar histórias.

Considerado um dos mais importantes autores brasileiros, ele assina obras já clássicas. Foi traduzido para mais de dez países, selecionado para o catálogo White Ravens (Alemanha), um dos mais importantes do mundo, além de ter sido premiado diversas vezes pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e ter vários livros selecionados nas listas de melhores da Revista Crescer.

“Quem faz livros é um Quixote lutando contra moinhos de vento”

 

Com um olhar certeiro, ele inspira-se no próprio cotidiano, na relação com as filhas – e na incrível capacidade imaginativa das crianças -, e na arte para criar suas obras, que dialogam lindamente com a estética e a subjetividade infantis.

Seu sucesso de público e crítica se deve não apenas à temática que aborda. Mas entusiasma também a forma como aborda esses temas, de um jeito leve e bem humorado sem ser raso, apontando para a complexidade do olhar infantil e das relações familiares de uma perspectiva fresca, lúdica, divertida -e não menos profunda por isso.

No ano passado, Ilan participou do Brinque-Book Brinca e conversou com a gente sobre inspiração, livros, ideias. Alguns trechos da conversa:

Quem faz livros é o quê?

É um Quixote lutando contra moinhos de ventos.

Como é que você tem uma ideia para escrever ou desenhar? E como tira ela da cabeça e coloca no papel?

A ideia é como se fosse um alien: ela invade seu cérebro sem pedir licença e toma conta de tudo. Escrever é identificar o ser alienígena e o descrever para os outros.

Qual foi a ideia mais brincante que você teve e que virou livro?

Foi contar histórias para um grupo de três criança em 1992. A história depois virou livro.

>>Leia aqui a íntegra da conversa.

Em homenagem ao aniversariante, selecionamos abaixo três livros incríveis do Ilan para você também se inspirar pelo versátil autor (a seleção foi originalmente publicada neste post aqui).

1) Até as princesas soltam pum, de Ilan Brenman (texto) e Ionit Zilberman (ilustrações): Um dos livros de maior sucesso entre crianças, premiado, o livro trata, com humor e maestria, de dois temas que co-habitam o imaginário infantil: as princesas e o…pum! Premiado pela Revista Crescer.

Faixa etária indicada: a partir de 3 anos.

>>Assista abaixo a contação que Marina Bastos fez do livro.

2) Mamãe é um lobo!, de Ilan Brenman (texto) e Gilles Eduar (ilustrações): o teatro foi criado pelos antigos gregos. Eles apresentavam suas peças ao ar livre. Muitos séculos depois, Isabela descobriu que podia fazer teatro em qualquer lugar. Num sábado à tarde, depois do almoço, algo extraordinário aconteceu na sala da casa dessa menina sonhadora. O que será? Estreia do premiado ilustrador Gilles Eduar na Brinque-Book, a obra for premiada pela Revista Crescer.

Faixa etária indicada: a partir de 3 anos.

3) As 14 pérolas da India, de Ilan Brenman (texto) e Ionit Zilberman: neste surpreendente compilado de contos com origem indiana, Ilan selecionou histórias clássicas da sabedoria antiga da Índia, como a que narra a saga do avô, do menino e do burro ou a do sapo preso em seu diminuto poço -ou a da cobra que não aguentava o brilho do vaga-lume. Buda, mestres e mendigos são figuras corriqueiras nos contos, que nos fazem refletir sobre a universal condição humana. Em 2009, ganhou o selo de Melhor Livro de Reconto da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).
Faixa etária indicada: a partir de 8 anos

>>Leia aqui o primeiro capítulo da obra.


Comment ( 1 )

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP