Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

,

“Uma família é uma família é uma família” integra lista de obras para o Papa

22/03/2018

O livro A family is a family is a family, de Sara O’Leary (texto) e Qin Leng (ilustração), traduzido e editado no Brasil pela Brinque-Book no ano passado com o título Uma família é uma família é uma família, foi escolhido pelos organizadores da Feira Internacional do Livro de Bolonha para integrar uma lista de 200 obras humanistas em homenagem ao Papa Francisco.

“Uma família é uma família é uma família”/ Sara O´Leary (texto) e Qin Leng (ilustrações)

Em outubro passado, o pontífice visitou a cidade italiana de Bolonha, onde acontece, anualmente,  o evento mais importante do mundo dedicado aos livros para crianças e jovens – cuja 55a. edição começa na próxima segunda-feira, dia 26 de março. Para recebê-lo, os organizadores do evento fizeram uma exposição com  livros ilustrados que, de algum modo, dão ressonância e concretizam aquilo que prega o pontífice.

Essas obras estarão em exposição na feira. Em prateleiras dividas por tema -como família, trabalho, felicidade, refugiados-, o leitor é convidado a ler os livros selecionados e conhecer o conteúdo que, segundo os organizadores, ilustra as ideias de Francisco, que sempre ressalta valores humanistas tais como diversidade, felicidade, cuidado, empatia, sustentabilidade.

Exibidos anteriormente em uma outra exposição em cartaz entre outubro e janeiro, os livros agora deram origem também a um catálogo, que pode ser baixado gratuitamente (neste link, edição bilíngue em italiano e inglês), cujo nome é, em tradução livre, Cultivando um jovem humanista: 200 livros para crianças que ilustram as palavras do Papa.

“Por intermédio desses livros, elas [as crianças] podem compreender que, no fundo, compartilhamos os mesmos sentimentos e necessidades. Uma das metáforas que guia nosso trabalho é que as crianças precisam ter acesso a livros que sejam janelas e espelhos – a janela de um é o espelho de outro”, declara Patricia Aldana, presidente da IBBY Foundation, em texto do catálogo.

Para nós, da Brinque-Book, é uma alegria fazer parte de um material tão rico e atual, criado por especialistas em literatura e educação que reconhecem esses valores de igualdade, direitos, sustentabilidade, liberdade, amor e vida.

O livro

O que constitui uma família? Há um jeito certo? Uma quantidade exata de pessoas? Uma fórmula ideal? De forma afetuosa e bem-humorada, este livro faz uma exploração de diversas formações familiares e demonstra, de maneira sutil, que ao mesmo tempo em que existem infinitas famílias diferentes é o afeto entre seus integrantes que as une e as torna especiais.

Em sala de aula

Esta delicada história começa de forma bem familiar: dentro da sala de aula. Seguindo seu exemplo, pergunte aos alunos como é a família de cada um: se moram com ambos os pais ou apenas um, se têm irmãos. Alguém tem uma família igual à alguma representada no livro? Debata com eles: cada família apresentada na história é singular, mas há algo em comum em todas elas? O quê? O que significa para os alunos a palavra “família”?

Esta história permite trabalhar temas como relacionamento familiar e respeito às diferenças. Com humor e valorizando a voz das crianças, o texto e as ilustrações são cativante e bem-humoradas. É, portanto, um livro que celebra todos os tipos de família. Afinal, todas as famílias têm algo em comum, mesmo as mais diferentes.

Sobre as autoras e a tradutora

Sara O’Leary é autora de ficção tanto para crianças quanto para adultos e professora de escrita para livros infantis da Universidade Concórdia, Montreal, Quebec, Canadá. Ela vive em Hudson, Quebec, no Canadá.

Qin Leng mora e trabalha como designer e ilustradora em Toronto, Canadá. Durante sua carreira, ela ilustrou muitos livros, revistas e capas de livros pelo mundo todo.

Gilda de Aquino nasceu em 1935, no Rio de Janeiro. Formou-se em letras anglo-germânicas na PUC-RJ. Já traduziu mais de 200 títulos da Brinque-Book.

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP