Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Quantas aventuras uma biblioteca guarda?

07/04/2017

Se buscar no dicionário Michaelis vai ler que o significado de biblioteca é bastante direto: “Gabinete de leitura ou de estudo que acomoda coleções de livros.” Mas na definição de Amanha Mexilhão, protagonista do livro Os Imaginários, biblioteca é “o melhor lugar do mundo em um dia de chuva”. Um lugar que abriga aventuras e muitos sentimentos, como amizade, amor, humor e medo.

Na biblioteca, todo mundo pode criar sua própria história ao imaginar personagens em suas trajetórias e desfechos.

E por falar em imaginar, qual será o significado de imaginação? Os dicionários carregam uma lista de sentidos para essa palavra. No entanto, podemos dizer que a imaginação é aquilo que nossa mente cria vindo de uma combinação de ideias, ou seja, ela é composta por representações de imagens inventadas pela consciência e só existe porque se alimenta da ficção.

Ficção que a gente encontra no incrível universo das bibliotecas, pois ao entrar em uma você se distancia do dia a dia e transporta-se para um outro mundo, com pessoas de vários estilos e interesses. Tem o estudioso, aquele que pesquisa, o curioso que adora uma prateleira e até mesmo o grupo de amigos que escolhe a biblioteca como ponto de encontro. O ambiente aconchegante, o cheiro dos livros e os objetos de uma biblioteca formam um mundo paralelo. Ali, a gente chega a confundir quem e o quê são reais.

Não importa se a biblioteca é pública, escolar ou pessoal, todas elas guardam particularidades ricas para nossas imaginações se aventurarem. Vá e descubra por que é tão legal estar em uma!

No livro Os Imaginários, Rodger, amigo imaginário de Amanda Mexilhão, encontra na biblioteca criaturas das mais diversas formas e histórias contadas de diferentes maneiras. Ele aborda temas de amizade, imaginação, medo, relação de pais e filhos e criatividade. Saboreie essa aventura escrita pelo renomado poeta de A.F. Harold e ilustrada pela premiada Emily Gravett.


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP