Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

,

“Poemas da minha terra tupi” brinca com palavras e suas origens

11/04/2018

Jaguaré, jururu, pirão e pororoca… Toda criança brasileira, quando aprende a falar, aprende também um bocado de palavras de origem tupi.  Às vezes, porém, a gente nem se dá conta de quanto de tupi vive nos nosso dia a dia.

A artista plástica, premiada aquarelista e escritora e ilustradora francesa radicada no Brasil, Maté, 58, que o diga. Apaixonada pelas histórias e pela cultura indígena e africana, acaba de lançar seu 12º trabalho em parceria com a Brinque-Book justamente propondo uma poética brincadeira com a origem tupi das palavras.

Maté costura poemas que remetem a palavras corriqueiras do nosso idioma, mas restaurando sentidos, significado e origens, em um jogo poético entre texto e ilustrações.

A cobra prepara o bote.
É melhor dar o pinote.
Esqueça a rã, jaçanã,
ou vai morar com Tupã…

 

A escritora conta, em entrevista aqui para o blog, que o livro “é uma homenagem em versos à herança tupi que, 500 anos depois, ainda sobrevive na paisagem, no nome dos bichos, das plantas e no jeito de ser da gente daqui. A musicalidade das palavras indígenas que dá todo o seu sabor ao português falado no Brasil é um convite para brincar de poeta e resolvi me arriscar”.

Em sala de aula e em casa
Pluralidade cultural e temas indígenas marcam as ricas poesias de Maté. Você sabia que 80% dos nomes de nossas plantas e animais nativos são de origem tupi? E que essa era a língua oficial do Brasil Colônia até 1758? Essa curiosidade histórica dá um ótimo começo de conversa com as crianças, que podem imaginar como era a vida das pessoas naquela época. Afinal, de onde vem a palavra tupi e o que será que mudou de lá pra cá?

O glossário do livro traz 38 palavras de origem tupi que continuam em uso até hoje, tornando o português brasileiro um idioma cheio de doçura, poesia e musicalidade. As explicações traduzem sentidos e, mais que isso, nos fazem pensar no significado do que falamos! Que brincadeiras e atividades podemos montar a partir dessas palavras e imagens? Jogos de memória, por exemplo?

>>Quer saber mais sobre a Maté e sua belíssima obra? Que tal dar uma espiada no Brinque-Book Brinca com ela?


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP