Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

,

PNLD: “Poemas da minha terra tupi” cria poesia e humor com a origem da língua

13/09/2018

Neste ano, o Governo Federal lançou o Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2018 Literário. Caracterizado com um edital “transitório”, o programa comprará livros de literatura para a Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, para todas as escolas das redes públicas, além de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas conveniadas com o poder público. O governo seleciona uma lista prévia de obras, e as envia com seu conteúdo completo, juntamente com material explicativo sobre cada uma delas, às escolas, que escolhem quais desejam adotar para as crianças e requisitam a sua entrega.

“Poemas da minha terra tupi” / Maté (texto e ilustrações)

Em Poemas de minha terra tupi, a francesa radicada no Brasil Marie-Thérèse Kowalczyk – a Maté – faz uma homenagem à cultura e aos povos indígenas. A dedicatória que abre o livro – “À memória daqueles que um dia pisaram este chão e inventaram as palavras mais belas para falar de nossa terra” – dá pistas do que virá na sequência.

Em 14 poemas, Maté tece uma narrativa sobre a origem tupi de muitas das palavras do cotidiano, como Mantiqueira, Jaçanã, Tatuapé, pororoca. Vai brincando com os sentidos – os originais, os atuais, os trocadilhos, como em Tatuapé -e, assim, restaura no imaginário o lugar da cultura dos povos originários.

Quem nomeia as coisas também conta as histórias. Quem conta as histórias se faz ouvir. Os povos indígenas, por muito tempo invisíveis e sem palavra, sem voz, sem fala, aparecem aqui não como os donos de mitos e lendas folclóricos, mas como aqueles que inventaram um pouco do nosso mundo e da cultura que é nossa também. Nos poemas, reconhecemos que eles também somos nós.


Comments ( 2 )

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP