Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

,

PNLD: “OS tesouros de Monifa” revela memórias, afetos e a força das palavras

12/09/2018

Neste ano, o Governo Federal lançou o Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2018 Literário. Caracterizado com um edital “transitório”, o programa comprará livros de literatura para a Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, para todas as escolas das redes públicas, além de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas conveniadas com o poder público. O governo seleciona uma lista prévia de obras, e as envia com seu conteúdo completo, juntamente com material explicativo sobre cada uma delas, às escolas, que escolhem quais desejam adotar para as crianças e requisitam a sua entrega.

“Os tesouros de Monifa” / Sonia Rosa (texto) e Rosinha (ilustrações)

Os tesouros de Monifa, de Sonia Rosa (texto) e Rosinha (ilustração), está entre essa seleção. Nesta obra, uma garotinha recebe de sua mãe e de sua avó, Abigail, um tesouro, contido numa caixa verde: considerado “mais valioso que ouro”, a preciosidade consiste em diários e relatos de Monifa, a tataravó da narradora.

Também a escrita, a palavra são os tesouros dessa história

Monifa veio da África escravizada e narrou sua vida, seus pensamentos e memórias no material que deixou “para os meus filhos e os filhos dos meus filhos”. A narradora recebe o tesouro das mãos de outras duas mulheres, numa bela metáfora do feminino como guardião das memórias, dos segredos, das narrativas. Como as tecelãs que tecem as palavras, as mulheres da família de Monifa são as guardiãs daquela história, tecida com as memórias de Monifa.

Também a escrita, a palavra são os tesouros dessa história, pois foi a partir disso que Monifa suportou o peso de uma vida sofrida. Foi a partir disso que Monifa transcendeu e que falou, com alma, às gerações que vieram depois dela. Escrever é resistir e existir.

A narradora se emociona diante da grandiosidade do que tem em mãos, diante da vida de sua antepassada e de suas raízes, que remontam a um outro continente, a um outro passado, evocado com força por Monifa, ao mesmo tempo em que ela insta os descendentes a um futuro mais feliz, que ela deseja em seus relatos.

Nos traços marcados e fortes de Rosinha, a narradora e a história de amor e resistência das mulheres de sua família ganham ainda mais força poética.

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP