Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

,

PNLD: “Catando piolhos, contando histórias” resgata tradições indígenas

03/09/2018

Neste ano, o Governo Federal lançou o Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2018 Literário. Caracterizado com um edital “transitório”, o programa comprará livros de literatura para a Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, para todas as escolas das redes públicas, além de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas conveniadas com o poder público. O governo seleciona uma lista prévia de obras, e as envia com seu conteúdo completo, juntamente com material explicativo sobre cada uma delas, às escolas, que escolhem quais desejam adotar para as crianças e requisitam a sua entrega.

Entre as escolhas do edital e obra já à disposição das escolas está Catando piolhos, contando histórias, de Daniel Munduruku (texto) e Maté (ilustrações). Nesse livro de contos, Munduruku compartilha pequenas histórias de seu cotidiano de menino e do cotidiano de meninos e meninas de sua aldeia.

“Catando piolhos, contando histórias” / Daniel Munduruku (texto) e Maté (ilustrações)

Depois de um dia de atividades, voltar para casa era sempre uma alegria, conta. A mãe sempre tinha um colo afetuoso e conversas gostosas enquanto catava os piolhos das crianças que chegavam. Era momento também de nadar e brincar nos igarapés, lavar o corpo para receber a noite, sentar-se em família junto da fogueira.

Os adultos, conta ele, sempre ouviam com interesse – e perguntas – as histórias das crianças. E iam, assim, partilhando saberes e lendas, explicações e filosofia, ensinamentos e a cultura de um povo que dá a criança, aos idosos e à natureza um profundo respeito.

Enquanto conta a vida dos pequenos – e borra as fronteiras entre o que é memória e invenção -, Munduruku resgata e reconta histórias clássicas de seu povo, compartilhando saberes ancestrais e de sua gente e mostrando que as diferenças também guardam profundas semelhanças.

Um livro riquíssimo sobre amizade, família, descoberta do mundo, ilustrado com os traços e cores da premiada Maté.

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP