Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

,

“PNLD: Aminata, a tagarela”, de Maté, revela tradições africanas e o poder da palavra

07/09/2018

Neste ano, o Governo Federal lançou o Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2018 Literário. Caracterizado com um edital “transitório”, o programa comprará livros de literatura para a Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, para todas as escolas das redes públicas, além de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas conveniadas com o poder público. O governo seleciona uma lista prévia de obras, e as envia com seu conteúdo completo, juntamente com material explicativo sobre cada uma delas, às escolas, que escolhem quais desejam adotar para as crianças e requisitam a sua entrega.

“Aminata, a tagarela” / Maté (texto e ilustrações)

Aminata é uma menina alegre, curiosa, perguntadeira e… falante. Filha de um tecelão, ela quer aprender a tecer também. Mas, entre sua gente, tecer é uma tarefa masculina. Às mulheres, cabe pintar segredos nos tecidos, como explica a Aminata a sábia Nakuntê, sua avó.

O povo Bamana acredita que tecer fios é como tecer palavras e histórias. Por isso, Aminata não é bem-vinda falando e perguntando entre os homens tecelões, onde ela vai encontrar seu pai. A metáfora da tecelagem como construção de narrativa, que aparece nas lendas do Mali, país africano aqui representado pelas aquarelas coloridas e expressivas de Maté, é recorrente em muitas culturas.

No Mali, a pintura dos tecidos cabe às mulheres, aquelas que têm os segredos e as respostas dos mistérios. Se os homens falam e narram – tecendo palavras e tecidos -, são as mulheres que registram, pesquisam, dominam o inconsciente e o mundo do sensível. Uma história repleta de simbologia sobre duas forças complementares e que revela lindamente a sabedoria de um povo.

Antes do final emocionante, o leitor ainda vai conhecer várias histórias, como o mito envolvendo o Djoliba – o rio Níger.

Maté, que assina também o texto, é uma artista plástica francesa radicada no Brasil, pesquisadora da cultura e das tradições de diversos povos originários. A delicadeza de seus traços também pode ser encontrada em seus textos e na sensibilidade com que seleciona e recria as histórias que conta.


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP