Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

,

Para o fim de semana, livros indicados a prêmios e a eventos especiais

07/04/2018

Este 3 livros para o fim de semana é especial e, por isso, vem quase dobrado: cinco indicações para quem quer aproveitar o descanso lendo excelentes obras para as crianças – de todas as idades – ou para quem procura livros bacanas para dar de presente, começar a montar uma biblioteca pessoal, retirar na biblioteca pública, conhecer literatura.

Em comum, as obras têm a indicação de especialistas: três delas são finalistas do prêmio ALELIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Livro Infantil e Juvenil) e outras três foram selecionadas pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) para o catálogo que a entidade levou para representar o Brasil na Feira de Bolonha, principal evento de literatura para crianças.

Uma delas, aliás, consta das duas seleções, por isso, nossas dicas de hoje terão cinco obras. É possível acessar aqui a lista completa dos indicados ao prêmio ALEIJ, bem como ler as resenhas dos especialistas. O catálogo de Bolonha da FNLIJ, que leva anualmente uma seleção de melhores livros à feira, pode ser acessado por aqui.

1) O Guardião da Floresta e outras histórias que você já conhece, de Heloísa Prieto (texto) e Laurabeatriz (ilustrações): indicada tanto para a Feira de Bolonha quanto para os finalistas do prêmio da ALELIJ, essa obra a autora e a ilustradora propõem novas leituras de contos clássicos como Chapeuzinho Vermelho, Os três porquinhos e o Gato de botas, entre outros. Leitores jovens, ou nem tanto, irão se surpreender com as versões aqui apresentadas, que mantêm o espírito das histórias tradicionais ao mesmo tempo em que atualizam seus contextos.

2) Todo mundo é misturado, de Beth Cardoso:  Pablo, o novo menino da classe de Júlia, é boliviano. Curiosa, ela logo quer saber mais sobre ele, mas seus colegas de classe não tem uma opinião tão favorável sobre o aluno novo que veio de longe. Uma série de mal-entendidos e palavras trocadas em português e espanhol armam um cenário nada amigável para Pablo. Será que Júlia conseguirá ajudar o novo amigo e fazer todos entenderem que, no fundo, somos todos “misturados”? O livro é finalista da ALELIJ.

3) Esopo: liberdade para as fábulas, de Luis Antonio Aguiar (texto) e Márcia Széliga (ilustração): Histórias como a da raposa e das uvas, da lebre e da tartaruga ou da cigarra e da formiga são conhecidas por quase todos, mas muito pouco se sabe sobre seu criador. Neste livro, de forma intrigante e original, o autor Luiz Antonio Aguiar procura jogar luz sobre a enigmática vida de Esopo, a respeito da qual pouquíssimo se sabe. Intercalando e criando paralelos entre algumas das mais conhecidas fábulas do narrador grego com a história de sua vida, o autor cria um livro que interessará tanto aqueles familiarizados com as fábulas de Esopo quanto os que entram em contato com sua obra pela primeira vez. Finalista da ALELIJ.

4) Dino e Saura, Fernando Vilela (texto e ilustrações): Um dos selecionados para integrar o catálogo que representou o Brasil na Feira Internacional do Livro de Bolonha, o livro é de autoria do consagrado autor e ilustrador Fernando Vilela, premiado internacionalmente. Em uma manhã, o ovo de uma fêmea Oxalaia foi parar no ninho de outra da mesma espécie. Tudo poderia ter passado despercebido se não fosse um pequeno detalhe: os ovos tinham cores diferentes. O filhote vermelho, ao nascer, não é muito bem recebido pelos demais membros da nova família, todos azuis. Só consegue fazer amizade com uma pequena dinossaura do grupo. Sofrendo com tanta incompreensão, Dino resolve ir embora e Saura decide se unir a ele. Juntos, empreendem uma viagem que os leva aos Oxalaias vermelhos, com quem Dino se identifica. Mas o que será de Saura, que se torna diferente agora?


5) Tudo tem princípio e fim
, de Marina Colasanti (texto e ilustrações): Livro de estreia da autora na Escarlate, do Grupo Brinque-Book, e seu sexagésimo na carreira,  demonstra um olhar poético sobre o cotidiano, mesmo em suas atividades e fatos mais simples. De maneira singular, buscando sempre a beleza e o inusitado, até nos momentos mais despretensiosos, Marina Colasanti mostra que a poesia está nos olhos de quem vê e que tudo tem seu lado lírico. Somos convidados a renovar as percepções sobre os objetos e as situações que nos cercam e a enxergá-los com um novo encantamento. Assim, na brevidade de cada instante, a poesia se faz presente na vida de cada um.

 

 

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP