Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

,

Para o fim de semana, livros de autores selecionados para a Feira de Bolonha

30/03/2019

Os autores e ilustradores André Neves, Patricia Auerbach, Maté e Roseana Murray estão no catálogo que a FNLIJ (Federação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) levará para Bolonha, cidade da Itália que cedia a principal feira de literatura para crianças e jovens, representando o Brasil.

Quatro obras editadas pelo Grupo Brinque-Book –editoras Brinque-Book e Escarlate– e assinadas por esse quarteto de artistas foram selecionadas: A garrafa, de Patricia Auerbach; Manu e Mila, de André Neves; Poemas da minha terra tupi, de Maté, e Suspiros de Luz, de Rosena Murray e Walter Lara.

Ilustração do livro O lenço, de Patricia Auerbach

Inspirados na escolha da FNLIJ, escolhemos aqui outras leituras desses autores num 3 livros que vai virar um 4 livros para o fim de semana. Quer conhecer o quê mais esses artistas publicaram? Olha só:

1) Obax, de André Neves: na savana africana, a menina Obax contava histórias fantásticas, conhecia mundos maravilhosos e adorava compartilhar suas aventuras. Mas nem sempre acreditavam nela. Até que a garota sai numa viagem com seu companheiro elefante para provar o valor de suas narrativas. Vencedor do prêmio Jabuti, o livro é uma homenagem às histórias, ao seu poder e à sua origem.

2) O jornal e O lenço, de Patricia Auerbach: da mesma série de A garrafa, esses livros partem da experiência das crianças –sempre imaginativas– com objetos simples. Um jornal vira espada, barco, chapéu. E um lenço? Bandeira, vestido, cabana. Construída só com imagens, a narrativa abre ainda mais possibilidades de criação ao leitor. O jornal também é vencedor de um Jabuti.

3) O amuleto da chuva, de Maté: o clima no Saara Verde está mudando, e as chuvas estão cada vez mais escassas; os rios e lagos que provêm o sustento do Povo do Peixe estão secando. Longe dali, o nômade Povo do Boi também está sofrendo: a seca cada vez mais severa está destruindo as pastagens de seus animais. Tendo sido culpada pela falta de chuva por um novo líder impiedoso, Madih, curandeira e vidente do Povo do Peixe, precisa fugir com Arinê, sua filha adotiva e aprendiz. Em busca de uma solução que traga novamente as nuvens e a chuva para a região, as duas partem em jornadas distintas que as fazem confrontar os ancestrais e as tradições e buscar novos aliados para sobreviver.

4) Colo de avó, de Roseana Murray (texto) e Elizabeth Teixeira (ilustrações): neste livro, a poeta Roseana Murray presta uma singela e poética homenagem a todas as avós e à deliciosa relação que se estabelece com elas. Rimada e repleta de poemas –ora divertidos, ora tocantes–, a obra nos conduz por histórias de avós tão diferentes quanto a bela diversidade do ser humano.


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP