BLOG
“Oi, au-au” mostra a delicadeza das relações e dos olhares das crianças
24/01/2019
Quem já viu uma criança perto de qualquer animal sabe bem: os pequenos são fascinados pelos bichos, domésticos ou não. Pois a obra que indicamos hoje é sobre isso, sobre essa relação tão bonita, e também sobre o olhar das crianças sobre o mundo.
A história de Oi, au-au começa já na guarda do livro: ao abrir a obra, nos deparamos com imagens em uma única cor (tons de azul, no caso) mostrando diferentes perspectivas.
Guarda é a parte de trás das capas, logo antes de começar de fato o miolo do livro
O bacana de usar a guarda para contar parte da narrativa é enriquecer a obra com detalhes, que chamam nosso olhar, complementam o entendimento da história e que vão nos “treinando” para ler o livro ilustrado com cuidado, sem pressa, com “lupa” -sem perder nada, pois tudo pode estar querendo nos dizer alguma coisa.
Na guarda, um jornal nos conta que animas fugiram de um parque safári naquela manhã. E é nesta mesma manhã que Lili encontra um curioso “au-au”.
Repare nos olhares e expressões das personagens: Lili está felicíssima por encontrar um au-au, o que nos leva a imaginar que ela deseja um cachorro há tempos. Ou que pelo menos gosta muito deles. Já o urso, que buscava apenas algo para comer, olha para Lili confuso e surpreso.
O fato de Lili achar que um urso enorme é um “au-au” dá o tom de humor à obra, que diverte os pequenos. Quem chamaria um animal enorme desses pelo apelido fofo de “au-au”? É riso na certa.
Adoramos essa imagem aí acima, que é particularmente especial para a obra. O autor, Adam Stower, coloca Lili e o urso frente a frente. Note que, com poucos recursos gráficos, ele exprime toda uma ideia. Lili é pequena diante de um animal enorme que, obviamente, não é um cachorro. E é só a oposição entre os dois que deixa bem clara a enorme diferença de tamanho entre a garotinha e seu au-au.
É essa ilustra também que mostra bem de pertinho uma mudança no olhar do urso. Se, antes, ele estava desconfiado, agora, olhando a menina nos olhos, parece curioso e pleno de afeto. Começa aqui o vínculo entre ambos.
O urso vira o “au-au” de Lili. Mesmo bravo (primeira ilustra acima), ele não resiste ao convite dela e aceita a coleira (terceira, aqui no cantinho).
Um outro ponto interessante é reparar que o olhar da menina sobre o mundo, que a faz acreditar que um urso seja um cachorro, permeia e define a narrativa. Adam Stower assume esse ponto de vista infantil, transformador, criativo e que não vê empecilhos ou “objetividade” capazes de invalidar um sentimento, um desejo, um sonho.
O urso, ao aceitar esse papel de cãozinho fofo, parece sinalizar, na narrativa, que um olhar sensível e amoroso, cheio de afeto e desejo, como o das crianças, dá conta de refazer qualquer realidade (o que é realidade mesmo, afinal? Não tem muito de como vemos naquilo que vemos?).
E assim se dá essa relação: urso e Lili, juntos, passeiam, brincam, assaltam a geladeira… Mas o au-au “lindo e bobo”, como ela chama, esse au-au que “nunca obedece” igual os outros cachorros (prepare-se para mais risos com as cenas que ilustram essa constatação da menina), tem que ir embora.
O que acontece com ambos diante da volta do urso ao parque safári?
A história termina reafirmando os temas que parecem ser centrais: a relação das crianças com os animais e o olhar transformador (e por que não redentor?) delas sobre o que chamamos realidade. Ah, claro, com mais uma boa dose de humor para divertir pequenos e grandes leitores.
As tintas delicadas, de traços finos e elegantes do britânico Stower, mestre em ilustração narrativa, merecem atenção especial. A obra foi indicada a um importante prêmio inglês em 2012. Ele tem outro livro editado no Brasil pela Brinque-Book, que orbita tema parecido e dá uma sequência à história de Lili: Gatinho levado.
Oi, au-au é indicado para crianças a partir de 2 anos. As que estão em fase de alfabetização vão se interessar também, pois o livro é todo em letra-bastão, o que facilita a leitura autônoma.
—
Você já leu esse livro? Compartilhe com a gente sua experiência leitora nos comentários 😉
Categorias
Tags
Acompanhe nossas publicações
Categories
Kids Achievements
Visual Guidance
Kids Voices
Hit on Tags
Categories
Kids Achievements
Visual Guidance
Kids Voices
Hit on Tags
Livros Relacionados
Sem comentários no momento
Editora Schwarcz S.A. - São Paulo
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
-
brinquebook@brinquebook.com.br
-
(11) 3032-6436
-
(11) 96409-1555 ( das 9h às 17h )
-
facebook.com/brinquebook