Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

,

Novo livro de Julia Donaldson e Axel Scheffler é gigante elegante e generoso

04/07/2018

Todo mundo conhece o Grúfalo. Mas o que dizer de Jorge? Jorge é um gigante que vive por aí vestindo uma velha camisola e modestas sandálias. Ele não surgiu do nada, mas da imaginação e do trabalho da conhecida e premiadíssima dupla Julia Donaldson – escritora – e Axel Scheffler – ilustrador, mesmos autores de O GrúfaloCarona na Vassoura.

“O gigante mais elegante da cidade” / Julia Donaldson (texto) e Axel Scheffler (ilustração)

Nesta nova obra, ambos deram vida ao Jorge que, um belo dia, decide abandonar as roupas surradas e tornar-se o gigante mais elegante da cidade. Ele vai, então, a uma loja, compra uma bela calça, camisa impecável, gravata, sapatos lustrosos e meias bordadas. Sai de lá feliz da vida, cantarolando baixinho, orgulhoso: “pode me olhar à vontade, sou o gigante mais elegante da cidade”.

Acontece que, pouco depois de sair da loja, Jorge dá de cara com uma girafa chorando de frio no pescoço. Sem pestanejar, o gigante elegante tira sua nova gravata e a enrola no animal enorme. Feliz – por aquecer a girafa e por toda aquela elegância, Jorge segue.

Então encontra um bode, triste por ter perdido a vela de seu barco. Pronto! Jorge tem a camisa nova para compartilhar e, assim, restaura a embarcação do bicho. O gigante elegante – agora sem gravata nem camisa – ainda vai topar com ratinhos sem casa, raposa sem saco de dormir, cachorro atolado… Será que vai continuar elegante depois disso?

Além dos traços inconfundíveis de Scheffler e do humor sutil e inocente da dupla, a obra mantém estruturas narrativas que fizeram o sucesso de livros anteriores – tanto da crítica quanto, especialmente do público: as rimas (aqui mais tímidas, mas ainda assim com ritmo gostoso de ler), as repetições e acumulações. As crianças adoram esses recursos.

“O gigante mais elegante da cidade” / Julia Donaldson (texto) e Axel Scheffler (ilustração)

Em casa e na sala de aula
Na obra, o gigante Jorge dá uma lição de cooperação, solidariedade e criatividade. Em pouco tempo, Jorge abriu mão de quase tudo o que adquirira e teve de voltar a vestir suas roupas velhas. O que as crianças acham disso? Este conto simples e encantador pode ser lido tendo em mente contos clássicos e personagens já conhecidos como Gulliver, que,  para os habitantes de Lilliput era um homem gigantesco.

Os leitores com certeza se mostrarão sensíveis a uma grande mensagem: é muito mais importante ser gentil que ser elegante. Um dos traços mais marcantes do trabalho da autora é a repetição estilística de fórmulas e situações. Os diversos animais que cruzam o caminho de Jorge pedindo sua ajuda despertam a atenção das crianças e as instigam a continuar a ler/ouvir a história. Elas também gostarão de adivinhar de que peça de roupa ele pode se desfazer para ajudar cada um dos animais que encontra no caminho.

O gigante mais elegante da cidade
Julia Donaldson (texto) e Axel Scheffler (ilustrações)
Tradução: Gilda de Aquino
32 páginas
2018
A partir de 3 anos
R$ 42


Comment ( 1 )

  • Que bom que agora temos essa obra em português! Aqui em casa meu pequeno é fã da dupla Julia Donaldson e Axel Scheffler.

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP