Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

,

Na semana do livro, dicas de livros infantis sobre…livros!

20/04/2018

Anteontem, 18 de abril, comemorou-se o Dia Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Não por acaso, também aniversário de Monteiro Lobato, o escritor que inventou o sítio do Pica-Pau Amarelo e criou um imaginário brasileiro para a infância. Publicamos aqui um post sobre isso, com uma entrevista exclusiva de ninguém menos que Marina Colasanti.

Justo porque acreditamos que a literatura infantil é tão fundamental para crianças – e nem tão crianças assim -, neste 3 livros para o fim de semana selecionamos só obras que tratam de livros infantis. São histórias bacanas sobre o processo criativo ou sobre a relação afetiva entre leitor e obra ou sobre metáforas da vida e da arte, tudo junto e misturado. E para crianças! Começamos por:

“Joana no trem” / Kathrin Schärer (texto e ilustrações)

 

 

1) Joana no trem, de Kathrin Schärer (texto e ilustrações): esse é um livro com várias histórias, que se entrelaçam no traço da desenhista. Começa simples, uma mão que desenha uma personagem. Colorida, em contraponto ao preto-e-branco da mão, a porquinha logo faz exigências à sua autora, discorda, re-escreve seu destino. Quem domina a narrativa, afinal, quem desenha ou quem protagoniza? Schärer esmiúça bem essa relação, de forma lúdica, divertida e leve. Não à toa, foi premiado pela Revista Crescer e selecionado pela livreira e autora espanhola Lara Meana quando esteve no Brasil dando um curso de formação.
>>A partir de 3 anos

2) Onde começa a história, de Marie Louise Gay (texto e ilustrações): você já quis perguntar a seu autor favorito como ele teve aquela ideia incrível para o livro dele de que você mais gosta? Já imaginou seu processo criativo ou como ele deu aquela cara ao personagem principal? Pois bem. A renomada – e genial – autora canadense Marie-Louise Gay parece ter feito um livro inteirinho só para responder a essas perguntas e, assim, compartilhar com seus leitores o processo criativo da artista. Com seus traços irreverentes, as cores vibrantes, delicadamente trabalhadas em aquarela, Gay encanta -e faz a gente ter ainda mais vontade de ler obras suas como as séries EstelaMarcos. Ganhou o Selo Altamente Recomendável, da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).
>>A partir de 4 anos

3) Olha a onda!, de Kwame Alexander (texto) e Daniel Miyares (ilustrações): Cara quer ir à praia surfar com seu amigo Bro e se divertir. Só que Bro já está se divertindo…lendo um livro! Cara não se conforma nem com a recusa do amigo nem com ele ter escolhido ficar para…ler. Como assim? Então Cara leva Bro e seu livro nas costas, até a praia. No entanto, acontece algo inesperado pelo caminho… Na ficção de Alexander, as narrativas se misturam, e a realidade ganha contornos de imaginação e vice-versa. As ilustras de Miyares reforçam a intertextualidade da obra, e o livro é uma bela homenagem à literatura e ao poder da imaginação. Ah, o que Bro estava lendo? Não vamos dar spoiler, mas ele envolve um capitão, um marzão imenso e uma certa baleia branca 😉
>>A partir de 2 anos


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP