Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

,

Melhores livros: duas obras da “Brinque-Book” entre os finalistas no Prêmio AEILIJ 2019

11/04/2019

Manu e Mila, do premiado André Neves (que já ganhou um Jabuti por Obax), e Suspiros de Luz, da poeta Roseana Murray com ilustrações do artista mineiro Walter Lara, estão entre os finalistas deste ano ao Prêmio AEILIJ, que vai anunciar o vencedor em 18 de abril, quando se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil.

Desde o ano passado, a AEILIJ (Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil) escolhe os melhores livros infantis e juvenis publicados e submete as obras a um júri, que escolhe finalistas e vencedor em cada categoria.

Suspiros de luz

Suspiros de Luz, publicado pela Escarlate, concorre na categoria Texto literário juvenil.  Livro de haicais, revela a sensibilidade e a singeleza do cotidiano em pinceladas de texto e de imagens impressionistas — repletas de impressões e sensações. Seguindo a tradição japonesa desse tipo de poema, originário desse país asiático, Murray escreve sobre a natureza e os detalhes.

“As flores sussurram 
seus coloridos poemas
nas horas azuis”

 

O livro, lançado em 2018, foi também um dos selecionados para representar o Brasil em Bolonha, durante a Feira do Livro Infantil e Juvenil, pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil). Indicado para crianças a partir de 8 anos.

>>Neste bate-papo, os autores contam um pouco sobre seus processos criativos para criar, juntos, esses poemas — versados e visuais.

Abaixo, um trecho da resenha escrita por Luiz Antonio Aguiar para a AEILIJ. Para ler a íntegra, venha por aqui.

A ancestral arte da poesia em haicais ganha em Suspiros de Luz, de Roseana Murray, a delicadeza dos momentos mínimos, que é toda a sua essência, mas eternizados em poderosas imagens poéticas. E que extraem desses momentos  relances diversos, por vezes inusitados, da luz, e de reflexos que somente a sensibilidade poderia enxergar como poesia. São poemas impressionistas, nesse sentido, captando instantes  e fixando-os sob a forma do haicai, que tem toda a sua magia na síntese – de fato, suspiros de luz. As ilustrações de Walter Lara ajudam a que esses momentos sejam fixados, sem perder nem força, nem delicadeza, seja no salto de uma baleia, projetando-se das profundezas.

Manu e Mila

Duas crianças num jardim, manhã de sol, céu azul. Um diz ao outro: parece que esse é o dia ideal para descobrir a felicidade. Acontece que Manu acha que a felicidade mora lá longe, nas grandes coisas, enormes. Já Mila pensa justo o contrário: felicidade é uma coisa pequena que a gente acha é logo aqui, bem aqui mesmo.

E, divergindo, vão cada qual procurando a seu modo. E não é que talvez os dois encontrem?

Poético e com as ilustras características de Neves, esse também foi outro dos livros entre os selecionados pela FNLIJ para Bolonha, no catálogo que leva à Itália os melhores livros infanto-juvenis. Indicado para crianças a partir de 3 anos.

Abaixo, um trecho da resenha da escritora Marilia Pirilo para a AEILIJ sobre o livro. Se quiser ler a íntegra, visite este link.

“Através das delicadas e poéticas imagens de André Neves, nós, leitores, embarcamos junto com as crianças Manu e Mila nessa busca. Com sensibilidade e atenção a gente pode perceber que a alegria não está assim tão longe nem tão escondida. A alegria pode estar bem ao nosso lado ou, ainda, dentro de nós”.

>>Vale a pena ler a entrevista que André Neves concedeu ao Blog da Brinque no lançamento da obra.

Júri

Nesta segunda edição, os jurados são Leo Cunha, Marilia Pirilo e Luiz Antonio Aguiar. Nesta página, a AEILIJ resenha todos os finalistas e apresenta o júri.


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP