BLOG
Melhores livros: conheça cinco obras altamente recomendáveis
18/04/2019
Hoje, 18 de abril, quando se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil e Juvenil, a FNLIJ (Federação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) divulgou a lista de obras que receberam o selo Altamente Recomendável.

Cinco obras publicadas em 2018 pela Brinque-Book e pela Escarlate estão nessa lista, que revela as melhores obras literárias e informativas para crianças e jovens.
Entre as escolhidas estão livros-imagem, livros-álbum, de poesia, de autores nacionais e estrangeiros. Você confere cada uma delas a seguir:
Manu e Mila

Autor: André Neves (texto e ilustração)
Editora: Brinque-Book
Categoria: Criança
Já selecionado como finalista do Prêmio AEILIJ, esse livro é uma delicadeza só: nas cores, nos traços, na infância que Neves retrata tão bem e na capacidade de as crianças — as duas do livro, assim como as outras — nos falarem das coisas profundas com simplicidade e afeto. Aqui, os dois amigos saem para brincar e conversam sobre onde mora a felicidade. Para Mila, está logo aqui, debaixo da folha, nas coisas pequenas, próximas. Para Manu, ao contrário, está longe, nas grandes coisas, além dos muros e do horizonte. Onde será que elas vão encontrar a alegria?
>>Indicado para crianças a partir de 3 anos
Autora: Patricia Auerbach
Editora: Brinque-Book
Categoria: livro-imagem
Esse livro completa a trilogia iniciada com O jornal (vencedor de um Jabuti) e, depois, com O lenço. Um objeto, a garrafa, neste caso, é o ponto de partida para a sempre incrível imaginação infantil, que transforma tudo o que toca. Antes sem uso, a garrafa vira orelhas, luneta, tromba, foguete. O que mais pode virar?
>>Indicado para crianças a partir de 2 anos

Autora: Sophie Blackall (texto e ilustrações)
Tradutora: Gilda de Aquino
Editora: Brinque-Book
Categoria: Tradução Adaptação Informativo
Quando ele descobre que vai ganhar um irmãozinho, logo quer saber: “de onde vêm os bebês?” Intrigado, pergunta ao carteiro, ao vovô, à professora. E todos têm respostas interessantes — e diferentes. Mas é só com os pais que ele encontra a resposta que procura. Ressaltando o protagonismo infantil ao dar espaço para as teorias das crianças, o livro traz também um texto de apoio aos pais, que os ajuda a explicar de onde vêm, afinal, os bebês.
>>Indicado para crianças a partir de 2 anos
Pequenas histórias para grandes curiosos

Autora: Marie-Louise Gay (texto e ilustracoes)
Tradutora: Gilda de Aquino
Editora: Brinque-Book
Categoria: Tradução Adaptação Criança
O que você vê quando fecha os olhos? Você conhece alguém invisível? Sabe o que tem na toca do coelho? E que os caracóis recebem visitas em suas conchas? Por que os gatos atacam poltronas? Como as mães ouvem através das paredes? Em 19 pequenas histórias, em formato de HQ, Marie-Louise Gay narra essas e outras aventuras divertidas, poéticas, reflexivas, lúdicas. Com seus traços delicados e cores características, a premiada canadense, autora das séries “Estela”, “Marcos” e de livros como Onde começa a história?, nos leva a uma jornada de perguntas e descobertas, que nascem da grande curiosidade dos pequenos leitores.
>>Indicado para crianças a partir de 2 anos

Autora: Roseana Murray
Ilustrador: Walter Lara
Editora: Escarlate
Categoria: Poesia
Poemas visuais, repletos de animais, iluminados por uma vasta gama de cores de aquarela. Um texto que mexe com os sentidos e revela, no poder da natureza, uma poesia sucinta, mas de grande impacto: o haicai. No novo livro de Roseana Murray, ilustrado por Walter Lara, o leitor certamente se encantará com 24 poemas deleitáveis, como este:
“As gaivotas de prata/ Rabiscam o céu/ Voo e caligrafia.”
Livro indicado ao prêmio AEILIJ e integrante do catálogo da FNLIJ com as obras que representam o Brasil na Feira de Bolonha.
>>Indicado para crianças a partir de 8 anos
Os selos e os prêmios da FNLIJ
Todos os anos, a FNLIJ recebe os livros publicados pelas editoras e separa os melhores, que recebem o Selo Acervo Basico. Esse selo serve para orientar a compra de obras por Secretarias de Educação, bibliotecas, escolas.
Desses escolhidos para o Acervo Basico, são selecionados os dez melhores em cada uma das categorias para receber o selo Altamente recomendavel. É desse acervo que a FNLIJ escolhe os livros que serão premiados como O melhor para a crianca em sua premiação anual.
Categorias
Tags
Acompanhe nossas publicações
Categories
Kids Achievements
Visual Guidance
Kids Voices
Hit on Tags
Categories
Kids Achievements
Visual Guidance
Kids Voices
Hit on Tags
Livros Relacionados
Sem comentários no momento
Editora Schwarcz S.A. - São Paulo
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP
-
brinquebook@brinquebook.com.br
-
(11) 3032-6436
-
(11) 96409-1555 ( das 9h às 17h )
-
facebook.com/brinquebook