Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

,

Melhores livros: conheça cinco obras altamente recomendáveis

18/04/2019

Hoje, 18 de abril, quando se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil e Juvenil, a FNLIJ (Federação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) divulgou a lista de obras que receberam o selo Altamente Recomendável.

Manu e Mila leem juntos à procura da felicidade

Cinco obras publicadas em 2018 pela Brinque-Book e pela Escarlate estão nessa lista, que revela as melhores obras literárias e informativas para crianças e jovens.

Entre as escolhidas estão livros-imagem, livros-álbum, de poesia, de autores nacionais e estrangeiros. Você confere cada uma delas a seguir:

Manu e Mila

Autor: André Neves (texto e ilustração)
Editora: Brinque-Book
Categoria: Criança

Já selecionado como finalista do Prêmio AEILIJ, esse livro é uma delicadeza só: nas cores, nos traços, na infância que Neves retrata tão bem e na capacidade de as crianças — as duas do livro, assim como as outras — nos falarem das coisas profundas com simplicidade e afeto. Aqui, os dois amigos saem para brincar e conversam sobre onde mora a felicidade. Para Mila, está logo aqui, debaixo da folha, nas coisas pequenas, próximas. Para Manu, ao contrário, está longe, nas grandes coisas, além dos muros e do horizonte. Onde será que elas vão encontrar a alegria?

>>Indicado para crianças a partir de 3 anos

A garrafa

Autora: Patricia Auerbach
Editora: Brinque-Book
Categoria: livro-imagem

Esse livro completa a trilogia iniciada com O jornal (vencedor de um Jabuti) e, depois, com O lenço. Um objeto, a garrafa, neste caso, é o ponto de partida para a sempre incrível imaginação infantil, que transforma tudo o que toca. Antes sem uso, a garrafa vira orelhas, luneta, tromba, foguete. O que mais pode virar?

>>Indicado para crianças a partir de 2 anos

A árvore de bebês

Autora: Sophie Blackall (texto e ilustrações)
Tradutora: Gilda de Aquino
Editora: Brinque-Book
Categoria: Tradução Adaptação Informativo

Quando ele descobre que vai ganhar um irmãozinho, logo quer saber: “de onde vêm os bebês?” Intrigado, pergunta ao carteiro, ao vovô, à professora. E todos têm respostas interessantes — e diferentes. Mas é só com os pais que ele encontra a resposta que procura. Ressaltando o protagonismo infantil ao dar espaço para as teorias das crianças, o livro traz também um texto de apoio aos pais, que os ajuda a explicar de onde vêm, afinal, os bebês.

>>Indicado para crianças a partir de 2 anos

Pequenas histórias para grandes curiosos

Autora: Marie-Louise Gay (texto e ilustracoes)
Tradutora: Gilda de Aquino
Editora: Brinque-Book
Categoria: Tradução Adaptação Criança

O que você vê quando fecha os olhos? Você conhece alguém invisível? Sabe o que tem na toca do coelho? E que os caracóis recebem visitas em suas conchas? Por que os gatos atacam poltronas? Como as mães ouvem através das paredes? Em 19 pequenas histórias, em formato de HQ, Marie-Louise Gay narra essas e outras aventuras divertidas, poéticas, reflexivas, lúdicas. Com seus traços delicados e cores características, a premiada canadense, autora das séries “Estela”, “Marcos” e de livros como Onde começa a história?, nos leva a uma jornada de perguntas e descobertas, que nascem da grande curiosidade dos pequenos leitores.

>>Indicado para crianças a partir de 2 anos

Suspiros de luz

Autora: Roseana Murray
Ilustrador: Walter Lara
Editora: Escarlate
Categoria: Poesia

Poemas visuais, repletos de animais, iluminados por uma vasta gama de cores de aquarela. Um texto que mexe com os sentidos e revela, no poder da natureza, uma poesia sucinta, mas de grande impacto: o haicai. No novo livro de Roseana Murray, ilustrado por Walter Lara, o leitor certamente se encantará com 24 poemas deleitáveis, como este:

“As gaivotas de prata/ Rabiscam o céu/ Voo e caligrafia.”

Livro indicado ao prêmio AEILIJ e integrante do catálogo da FNLIJ com as obras que representam o Brasil na Feira de Bolonha.

>>Indicado para crianças a partir de 8 anos

Os selos e os prêmios da FNLIJ

Todos os anos, a FNLIJ recebe os livros publicados pelas editoras e separa os melhores, que recebem o Selo Acervo Basico. Esse selo serve para orientar a compra de obras por Secretarias de Educação, bibliotecas, escolas.

Desses escolhidos para o Acervo Basico, são selecionados os dez melhores em cada uma das categorias para receber o selo Altamente recomendavel. É desse acervo que a FNLIJ escolhe os livros que serão premiados como O melhor para a crianca em sua premiação anual.

 

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP