Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

,

“Manu e Mila”: um passeio no jardim ensolarado da alegria de cada um

14/05/2018

Era um dia perfeito, de jardim florido, céu anil, nuvens brancas e “sol macio”. Perfeito para quê? Para achar a alegria, diz Mila ao amigo Manu. E onde é que se acha a alegria?

“Manu e Mila” / André Neves (texto e ilustrações)

Para Mila, nos menores lugares, nos pequenos detalhes, nos cantinhos mais escondidos e diminutos. Os lugares mais difíceis de procurar. Para Manu, estava longe, além dos muros, nas grandezas, no oceano, nas cidades, nas montanhas, no mundo, vasto mundo. Os lugares mais difíceis de procurar.

Enquanto Mila procurava sua alegria debaixo das folhas, Manu trepou no galho mais alto da árvore. De repente, Mila encontrou uma joaninha. E Manu deparou-se com um besouro.

A joaninha de Mila era pequenina, um detalhe colorido entre as folhas. Já o besouro de Manu havia vindo de longe e voado o mundo inteiro. Será que eles seriam amigos?

Ele continuou em silêncio, sem resposta, como se a alegria fosse invisível

 

Manu e Mila é o mais novo livro do consagrado pernambucano André Neves, autor, entre outros, de Obax – que levou um Jabuti de melhor livro infantil – e Entre Nuvens. Será lançado pela Editora Brinque-Book em 25 de maio. Em comum com as obras anteriores, o traço inconfundível e a delicadeza em apresentar a vida por um olhar especial, poético, como num sonho, como num encanto.

Para o ilustrador, premiado dentro e fora do Brasil, literatura tem mesmo muito de sonho, da imaginação, dessa linguagem da alma na qual as crianças são sempre tão fluentes. Não à toa, Manu e Mila, duas crianças, perguntam e respondem, encontram e desencontram, procuram e acham nessa bela metáfora da amizade, das relações, da convivência, da busca e da felicidade.

Juntos, mas cada qual a seu modo, os amigos encontraram exatamente a alegria que quiseram procurar. E juntos acharam uma felicidade que sequer buscaram, porque, como dizia Guimarães Rosa, felicidade a gente encontra é em horinhas de descuido.

“Manu e Mila” / André Neves (texto e ilustração)

Na escola ou em casa
A história permite trabalhar temas como: amizade, natureza, ponto de vista, brincadeiras e imaginação. Os amigos Manu e Mila acreditam tanto na alegria que decidem ir atrás dela. Mas não sabem que já estão vivendo a brincadeira de conhecer o mundo. E assim acabam numa ciranda onde a música dos bichos virou dança.

Em sala de aula, as ilustrações de André Neves podem tornar-se um caminho para falar da alegria, construir narrativas e apreciar com os alunos o mundo que André nos convida a conhecer. Quem são os personagens e do que gostam? Do que brincam e o que buscam para encontrar a alegria? Ela pode estar em coisas grandes como o mundo e no voo de uma joaninha.

André faz livros para a infância, pois foi nela que guardou tantas memórias de felicidade. Aliás, o que são essas memórias? E por que outras coisas também nos alegram? Se a alegria é uma brincadeira, vamos fazer uma roda?

“Manu e Mila” / André Neves (texto e ilustrações)

André Neves está em São Paulo para uma agenda de encontros com educadores, especialistas e projetos de arte e literatura a convite da Editora Brinque-Book. Conheça a agenda do ilustrador aqui.

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP