Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

,

Livros sobre a cultura, os valores, os mitos e a vida dos indígenas brasileiros

14/04/2018

No dia 19 de abril comemora-se o Dia do Índio. A data foi proposta em 1940 pelas lideranças indígenas de todo o continente americano durante um congresso que se realizou no México. O objetivo principal de estabelecer essa comemoração é levar à reflexão sobre os valores e culturas desses povos, inclusive sobre seus direitos.

Separamos, por isso, três livros para recomendar neste fim de semana cujas histórias contem ou reflitam a cultura indígena brasileira e sua diversidade. Que tal conhecer palavras, mitos, lendas e o cotidiano rico dos habitantes nativos do Brasil pelos olhos de artistas sensíveis e através da linguagem da literatura para crianças?


1) Poemas da minha terra tupi
, de Maté (texto e ilustrações): este recém-lançado livro de poesia parte de palavras originárias da língua tupi, conhecidas por todos nós e com uma sonoridade encantadora e particular para contas histórias, comover, divertir e explicar: sabe o que é Jaçanã (além de um bairro em São Paulo)? E o que significa Itacolomi? As ilustras coloridas e delicadas de Maté complementam a delicadeza do texto. Há, ainda, um glossário com 38 verbetes em Tupi no final.

2) Kabá Darebu, de Daniel Mundruku (texto) e Maté (ilustração): ganhador do selo Acervo Básico, concedido pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), este livro conta a história de um menino indígena – que tem o mesmo nome do livro – que nos apresente o jeito de ser de sua gente, os Mundruku.

 

 

3) Catando Piolhos, Contando Histórias, de Daniel Mundruku (texto) e Maté (ilustrações): a dupla de autores narra, dessa vez, contos que revelam lendas da floresta, mitos e memórias e narrativas da infância das crianças indígenas que ouviam histórias da tradição oral, ao redor do fogo, enquanto os mais velhos lhes catavam piolhos.


Comments ( 2 )

  • Já li Kabá Darebu, é muito bom. Sempre o leio pra meus alunos. Recomendo também, sobre povos indígenas os livros: “Jegwaká: o clã do centro da Terra”, que é de mitologia indígena Kaiowá, e “Porasy e o estranho mundo das histórias de seu avô indígena”, de Mitologia Guarani.

    • Que ótimo, Vânia!
      Obrigada por compartilhar sua experiência.
      Onde e para que turma você dá aulas?
      Um abraço!

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP