Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Livro gratuito propõe encontros inusitados dentro e fora da escola

31/01/2018

“A cada novo encontro, nos tornamos outras pessoas”. Assim começa o Livro dos Encontros, do poeta André Gravatá e da artista plástica Serena Labate, um compêndio de pequenas e afetuosas “provocações” para o leitor encontrar (se). Encontrar o quê?

“Pedro e Tina” / Stephen Michael King (texto e ilustrações)

Encontrar-se consigo mesmo, com conhecidos de novas maneiras e com desconhecidos como se amigos fossem. De revisitar situações, locais, momentos. De estar presente no presente. O que acontece agora que torna o agora único e especial? De se provocar a ver a vida, o corriqueiro, com novos olhos. Todos os dias a vida se repete, no entanto, nunca é igual.

A obra de Gravatá pode ser usada dentro e fora dos muros da escola e foi escrita e impressa para ser distribuídas aos representantes dos 11 projetos premiados pelo Criativos da Escola, do Instituto Alana, em 2017. O Criativos da Escola, parte do projeto global Design for Changing, incentiva, celebra e premia projetos transformadores em escolas protagonizados por crianças e jovens.

Parte da equipe, o poeta foi convidado a preparar um livro que tivesse relação com as atividades e oficinas das quais participam os premiados pelo projeto. 

Disponível para download nesse linkO Livro dos Encontros propõe coisas como: “crie uma festa surpresa, celebre o aniversário de alguém. Faça isso em um dia qualquer, fora da data de aniversário da pessoa”. Ou: “sorrateiramente, sem que ninguém saiba do seu envolvimento no ato, deixe um presente para alguém. A pessoa que receber o presente viverá um encontro alegre, embrulhado com dúvidas, em contato direto com o inesperado”.

“A publicação pode ser usada tanto no contexto escolar quanto fora dele, tanto por grupos quanto individualmente. Não é apenas um livro para ler, mas sim para vivenciar, para que as palavras sejam transformadas em experiências marcantes”, escreve Gravatá na apresentação da obra, no site do Criativos na Escola.

Inspirações

A obra, inspiradora, é também feita de inspirações, de encontros. Encontros com outras obras, como a da escritora Carolina Maria de Jesus, autora de Quarto de Despejo, e como a do rapper Criolo. 

Divulgação / Criativos da Escola

O Livro dos Encontros não é a primeira obra de Gravatá que propõem experiências transformadoras e um olhar mais artístico – porque menos racional e menos utilitário – para as coisas corriqueiras, para o dia a dia, para o conhecido.

Assim como as crianças, que têm olhar apurado para o que há de novo, inédito, potente e extraordinário no ordinário do cotidiano, Gravatá faz propostas similares em obras como o Guia de Viagem Aqui e Agora, distribuído aos premiados do desafio do Criativos da Escola em 2016.

Ele é educador, escritor e coautor de Volta ao mundo em 13 escolas. Mantém um blog no UOL em que fala de educação, transformação e como a educação pode ser transformadora. No Museu da Pessoa, escreveu uma breve biografia que vale ser lida.

Criativos

Criativos da Escola deve abrir inscrição para selecionar projetos transformadores para concorrer a seu desafio a partir de abril. É possível acompanhar neste link aqui.


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP