Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

,

“Já sei ler!”, de Patricia Auerbach, revela o prazer da descoberta da escrita

25/06/2018

Tobias já sabe a que horas é o recreio! Também já pode mandar a cartinha para o Papai Noel. E, se preciso, já consegue colocar legendas em seus desenhos e mandar bilhetes quando há recados muito importantes.

“Já sei ler!” / Patricia Auerbach (texto e ilustrações)

Tobias, na verdade, desvendou um grande mistério! Neste livro delicioso, poético, delicado, Patricia Auerbach nos guia pelas descobertas de um menino que acaba de fazer-se leitor. Cheio de felicidade e orgulho, o pequeno vai nos levando por suas letras e aventuras nesse mundo novo e repleto de possibilidades.

Palavras são sentimentos, são tempero, são bilhetes. Você se lembra como e quando aprendeu a ler? O que mais desvendou quando juntou as primeiras letras? Para Tobias, com a leitura e a escrita, ele desvenda o mundo, que não tem mais segredo.

Escrito e ilustrado por Auerbach, Já sei ler! é um poema – ora rimado, ora não -, todo em letra bastão e com ilustras delicadas e expressivas, que complementam na medida o sentido do texto. Letras e imagens são, afinal, partes da mágica que nos ajuda a ler, como Tobias, o mundo.

Na sala de aula
Incentivo à leitura e ao conhecimento, cotidiano e alfabetização são os temas de Já sei ler!. Além dos sentimentos de alegria e conquista por conseguir ler o mundo à sua volta, Tobias apresenta uma série de situações do cotidiano infantil.

“Já sei ler!” / Patricia Auerbach (texto e ilustrações)

Para enriquecer a narrativa, a autora une palavras e imagens a partir de gêneros textuais e visuais diversos. Bilhete, caça-palavras, placas, livro são formas que dão sentido à nova aventura de Tobias. Portanto, é interessante trabalhar esses esquemas com as crianças, pois cada “modelo” pede um tipo de comunicação. Além das experiências dos pequenos, pode-se pensar em como motivar cada proposta a partir das memórias e experiências do educador. Tratando-se de letramento e alfabetização, o professor pode buscar inspiração em Tobias para relembrar o próprio processo e tornar a aula ainda mais especial.

Patricia Auerbach

A autora tem no currículo um prêmio de melhor livro-imagem da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) para O Jornal – que foi finalista do Jabuti em 2012 -, um selo de Altamente Recomendável, concedido também pela FNLIJ, para O lenço e indicação para a mesma obra na  lista de Melhores Livros da Crescer.

Leitora desde os 7, ela criou este livro a partir de suas lembranças da escola e de suas experiências com filhos e alunos.

Auerbach reafirma em Já sei ler! seu enorme talento para narrar com simplicidade – e profundidade – a partir de imagens e da perspectiva sempre surpreendente das crianças.

>>Mais Auerbach? Leia o Brinque-Book Brinca com a autora aqui.


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP