Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

,

Especial de férias: Os Imaginários, de A. F. Harrold e Emily Gravett

15/01/2018

Amanda é uma menina cheia de imaginação, capaz de transformar qualquer dia meio cinza em uma fantástica aventura colorida. Seu melhor amigo, Rodger, é fiel companheiro nessas aventuras imaginadas, imagináticas e imaginárias.

Um dia, porém, um estranho homem chamado Sr. Tordo aparece na casa de Amanda, e sua visita passa a ameaçar Rodger. Como? Pista nº 1: Sr. Tordo, apesar de adulto, tem uma amiga imaginária tão assustadora quanto ele. Juntos, caçam amigos inventados. Pista nº 2: Rodger é, ele mesmo, amigo imaginário de Amanda. Consegue imaginar? 

“Os Imaginários” / A. F. Harrold (texto) e Emily Gravett (ilustrações)

Pois esse é o enredo de Os Imaginários, do reputado poeta inglês A. F Harrold, com ilustras da premiada Emily Gravett. Livro que cativa desde a primeira página, e que começa de um modo bem surpreendente, esta obra mescla suspense, humor, diálogo entre texto e arte/ilustração (a parte em que “a luz se apaga” é especialmente interessante) e profundidade no tema, justificando o sucesso que faz mundo afora.

Não à toa, a obra ganhou, em 2016, o UKLA Book Awards, concedido pela associação homônima, a Associação de Literatura do Reino Unido, sendo considerado o melhor livro do ano naquele País para a faixa etária de 7 a 11 anos.

“–A Amanda sempre faz muitas perguntas.
–E sempre consegue as respostas?
Rodger pensou um pouquinho.
–Não, nem sempre.
–E o que acontece quando ela não consegue as respostas?
–Ela inventa uma, na maior parte das vezes”

 

Partindo de uma experiência tão comum à maioria de nós na infância -os amigos que inventamos-, Os Imaginários trata de uma jornada sobre realidade, imaginação, amor e amizade. Onde se encontram e onde divergem. Faz refletir sobre o que existe de fato e o que não existe. O que está nas entrelinhas -na vida e nos livros?

Complexo, com narrativa bem construída, muito suspense e numa linguagem bem trabalhada, que não subestima a capacidade do leitor, Os Imaginários lembra o estilo irreverente -e a profundidade- de outros autores consagrados como Roald Dahl e Neil Gaiman.

>>Veja aqui uma resenha sobre o livro publicada pela revista online Kids IndoorsOs Imaginários

Em dezembro, o Blog da Brinque colheu depoimentos de alunos de uma escola que adotou o livro para as crianças da 5ª série. As declarações deixam evidente que, com suspense, linguagem apurada e as ilustras, Os Imaginários dialogou com alunos e professores.

>>Leia aqui a conversa com alunos e professores de uma escola que adotou o livro: Fundação Bradesco: a leitura sempre pode ser uma viagem incrível.

Por que ler nas férias?

Nossa escolha para essa resenha especial se justifica por muitos motivos, entre eles: porque o livro é incrível e combina super com uma leitura sem pressa, na praia, no sítio, na cama, jogado ou jogada numa rede. É daquelas histórias que envolvem tanto a gente que o bom mesmo é ler numa sentada só, com o mínimo de interrupções. 

E quer melhor momento que férias para ir dormir um tiquinho mais tarde pra terminar aquele capítulo cheio de suspense? Esse é o livro ideal para esse tipo de situação quando se é um pré-adolescente.

Barba ruiva

A. F. Harrold, que escreve também para adultos, domina como poucos a arte de ser acessível e manter em alto padrão a qualidade estética da obra por nada menos que 235 páginas. 

Em seu site para crianças, o sujeito relativamente jovem, de longas barbas ruivas, apresenta-se como poeta inglês, escritor e performancer (“que faz coisas que não são completamente normais”, diz ele).

Com muito bom humor, e uma certa dose de autoironia, que com certeza se enxerga em sua obra literária e dialoga com a perspectiva pré-adolescente para quem seu livro é recomendado, ele responde em sua “FAQ”:

Quem é você?
Sou A. F. Harrold. Como vai?

Do que mais gosta ao escrever?
Adoro segurar canetas. Gosto de botar minhas mãos num teclado e detesto papel em branco. Gosto da deliciosa sensação de parar de escrever no fim. E de xícaras de chá. E de banhos.

 

Em Os Imaginários, toda essa irreverência também aparece, combinada com reflexões, jogos, imaginação, sentimentos, humor e ironia. Imagina isso? 

>>Abaixo, booktrailer do livro. #vem! 

Os Imaginários
A. F. Harrold (texto) e Emily Gravett (ilustrações)

Editora Escarlate
2016
235 páginas
Faixa etária indicada: a partir de 8 anos.


Comments ( 2 )

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP