Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

,

“Esopo – liberdade para as fábulas” recebe prêmio de Melhor Texto Juvenil AEILIJ

23/04/2018

Você ouviu falar na fábula da lebre que aposta corrida com lenta tartaruga e… perde? Sabe a história da raposa e das uvas? E deve conhecer a cigarra – alegre, cantante – e a formiga – que só trabalha, não? Todas essas fábulas são atribuídas a Esopo, mas, neste livro, que acaba de ser premiado pela AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Livros Infantis e Juvenis), o personagem principal é o próprio Esopo.

Em Esopo – liberdade para as fábulas, de Luiz Antonio Aguiar, com ilustrações de Márcia Széliga, Aguiar joga luz sobre a pouco conhecida trajetória do fabulista grego, cujas histórias foram citadas por filósofos como Platão e inspiraram outros autores, como o francês La Fontaine.

Na semana passada, Esopo, editado pela Escarlate, levou o prêmio de Melhor Texto Juvenil 2017, concedido pela AEILIJ e ainda pode ser premiado o Melhor do Ano. Os escolhidos de cada categoria -são três- ficam em votação para que os associados escolham qual deles leva o prêmio máximo.

O texto é dialético: “Uma parte é composta de vinte e uma fábulas, algumas bem conhecidas, como O lobo e o cordeiro, A cigarra e a formiga ou O coelho e a tartaruga. (…) O leitor mais atento perceberá como a fábula pode contaminar a vida e  também como, dialeticamente, a vida pode ser contaminada pelas fábulas. Uma outra parte do livro, visualmente diferenciada pelo tipo de letra e outro papel, traz informações sobre a vida de Esopo”, descreve Marisa Borba, na resenha que fez para AEILIJ.

Esopo – liberdade para as fábulas também foi finalista na categoria Ilustração.

O prêmio AEILIJ tem como objetivo destacar a produção literária nacional e divulgar autores e ilustradores brasileiros.

>>Quer saber mais? O Blog da Brinque indicou o livro neste post aqui.


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP