Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

,

Descontos em livros nacionais para celebrar o livro infantil e o Dia do Índio

03/04/2018

Abril é um mês especial para a literatura infantil e juvenil. Ontem, dia 2, comemorou-se o Dia Internacional do Livro Infantil, em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, nascido nesta data, em 1805.

Já no dia 18 é momento de celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, homenageando ninguém menos que Monteiro Lobato, um dos principais escritores brasileiros para crianças, precursor do uso do folclore, da cultura e da diversidade como elementos narrativos. Diversidade cultural celebrada também no Dia do Índio – 19/4.

Por isso, a partir de hoje e até o dia 19, cerca de 70 livros assinados por autores brasileiros estão com desconto de 20% no site da Brinque-Book. Para professores cadastrados no Portal do Educador, o desconto é de 30%. Acesse aqui.

Os leitores precisam entrar com o cupom LIVROINFANTIL no carrinho de compras para obter o desconto, em uma lista incrível de livros e autores premiados e histórias emocionantes, divertidas, imaginativas. Por exemplo:

 

Obax

Entre os livros cuidadosamente selecionados, estão Obax (vencedor do Jabuti em 2011), do premiadíssimo André Neves (representado também por Entre Nuvens). Obax, que significa “flor” , conta a história de uma menina por sua vez contadora de histórias. Já foi indicado aqui pelo Blog da Brinque.  André também já brincou com a gente no Brinque-Book Brinca, de onde veio o trecho abaixo:

Quem é você?
André. Uma pessoa comum.

Quem faz livros é o quê?
Quem faz livro é editora. Quem faz literatura é sonhador.

Como é que você tem uma ideia para escrever ou desenhar? E como tira ela da cabeça e coloca no papel?
É muito difícil explicar. É um processo às vezes longo. Onde a imagem ajuda na composição das palavras, e as palavras na composição das imagens. E as duas seguem no mesmo ritmo até o momento exato de mandar para impressão.

Abrapracabra

Outro grande escritor brasileiro para crianças, Fernando Vilela, está nesta seleção muito especial com livros premiados e sucessos de público e crítica como AbrapracabraAbrapracabra Brasil. Seu delicioso trava-línguas, Três tigres tristes, não ficou de fora. Escrito em parceria com a filha, Nina Barbieri, a partir de uma brincadeira afetiva das horas de almoço, a obra divertidíssima é uma brincadeira com a língua e seus sons – bem ao gosto de bebês e crianças pequenas.

Aqui, você pode saber mais sobre Três tigres. E neste outro link, pode ler a entrevista de Vilela ao Blog da Brinque, na estreia do Brinque-Book Brinca, cujo trecho reproduzimos abaixo:

Qual foi a ideia mais brincante que você teve e que virou livro?
É difícil responder, porque tem muitas ideias divertidas que viraram livro. Acho que uma delas é o “Abrapracabra”, que é um personagem que nasceu muito bem humorado; o “Dino e Saura”, que é o livro que estou lançando, também nasce de uma ideia divertida, em que os ovos dos dinossauros são trocados e dá a maior confusão. E também o livro “Comilança” eu acho que é uma ideia bem divertida, em que um bicho vai comendo o outro e todos cospem um e outro.

O Livro Secreto das Princesas

“Leio sentado, em pé, deitado e até andando. Escrevo no escritório”.

Quem não sabe que as princesas soltam pum? Graças à obra deste israelense radicado no Brasil, todo mundo sabe que até elas estão sujeitas às situações mais prosaicas, como todas as meninas e meninos cheios de imaginação que se apaixonam pelo universo tão familiar de Ilan.

Na lista, estão diversos livros dele, boa parte premiado, entre eles: O Livro Secreto das Princesas que Soltam PumA Tiara da ClaraConversa para pai dormir. Todos ilustrados por artistas brasileiros igualmente incríveis, como Ionit Zilberman, Silvana Rando e Giles Eduar, respectivamente.

>>Aqui, leia entrevista do autor ao Blog da Brinque

Gildo

Além das parcerias com Ilan, Silvana integra a seleta lista também com seu personagem mais querido. Gildo. Corajoso, o elefante encara qualquer parada. Menos balões. Dos quais foge sem qualquer cerimônia. Como as crianças, ousadas e, ao mesmo tempo, aprendendo a lidar com uma porção de medos. Não à toa, o elefante faça tanto sucesso entre elas.

Eu

Se é para falar das crianças pequenas e sua identidade, Eu, da incrível Janaina Tokitaka, é perfeito. O que faz de nós que nós somos? E quanto dos outros nos compõem? Com rimas e seu traço delicado e forte, Janaina mostra uma criança que vai tomando um pouquinho de quem ama para fazer a si mesmo.

É dela também o livro Coelhos Lunares e uma entrevista linda para o Brinque-Book Brinca, que pode ser acessada neste link (ou espiada aqui embaixo).

Quem faz livros é o quê?

 

No barco

Imaginação infantil é o mote, também, dos livros O LençoO Barco, da Patricia Auerbach. Um pedaço de pano ou uma folha de jornal podem ser tudo se, no caminho, encontram a imaginação hábil e as mãos férteis das crianças.

Qual foi a ideia mais brincante que você teve e que virou livro?
Essa é fácil! Foi o barquinho de dobradura que deu origem ao livro O Jornal. Ele aconteceu de verdade em um sábado chuvoso, e a brincadeira foi tão divertida que eu achei um jeito de lembrar dela pra sempre. Transformei nossa aventura em um livro! E aí pra não obrigar os leitores a navegar pelos mesmos mares que eu, deixei a história sem texto de propósito. Assim, cada pirata inventa o tamanho da onda que quiser contar!

Todos os casos

Milton Célio de Oliveira Filho, autor de livros como O Caso da Lagarta que Tomou Chá de SumiçoO Caso das Bananas também figura entre os autores da lista com diversos de seus divertidíssimos títulos de suspense.

Uma das características mais marcantes é que o leitor converte-se em detetive e vai ele também participando ativamente da solução do mistério. Milton Célio também brincou com a gente: aqui.

“QUANDO ALGUÉM ESTÁ ME OLHANDO, BRINCO DE SORRIR. ACHO QUE SEMPRE É BOM SORRIR PARA QUEM NOS OLHA.”

Para participar da promoção, acesse esse link.

 


Comments ( 2 )

  • Boa tarde! Procuro o livro ” Porque você é você ” da sua editora! Não encontro de jeito nenhum!! Tem alguma fica como posso conseguir um trabalhar com meus alunos? Obrigada! Flávia

    • oi, Flávia, tudo bem? Obrigada pela sua mensagem. Esse livro está esgotado, infelizmente. Abraços.

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP