Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

,

Curso aborda literatura infantojuvenil dos países africanos de língua portuguesa

22/05/2019

Larissa Lisboa é professora, pesquisadora, doutoranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais. Além da pesquisa, dedica-se a oferecer cursos, palestras e oficinas sobre as literaturas infanta-juvenis africanas — assim mesmo, no plural — em Língua Portuguesa.

“Os tesouros de Monifa” / Sandra Rosa (texto) e Rosinha (ilustração)

Amanhã e 30/5, ela conduzirá o curso Ynaris, Kalimba e Poerinhas: um panorama das literaturas africanas de língua portuguesa e o universo infanto-juvenil, da Revista Emilia. No programa, uma mostra do que se tem escrito para crianças e jovens em países como Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

Larrisa dividirá essa conversa por temas como: Desconstruindo Áfricas – mitos e preconceitos sobre o continente; Conhecendo os países africanos de língua portuguesa; Quadro histórico 1 – período de lutas pelas Independências e a produção literária
Quadro histórico 2 – período pós-independências e a produção literária; Os processos de escolarização e os seus atuais desafios; A literatura infantil e o resgate das identidades culturais; A literatura infantojuvenil e os diálogos com a história.

O curso acontece em São Paulo e é voltado para professores, pesquisadores e interessados em geral. Para inscrever-se, basta acessar esse link.

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP