Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Conheça as obras do Clube de Leitura ODS, todas escolhidas pela ONU

14/06/2021

Você já ouviu falar sobre a Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), certo? São diversas metas — os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) — que os países-membro devem perseguir para alcançarmos um mundo mais equilibrado nesta próxima década. Uma das ações para promover esses ODS é global: a criação de um Clube de Leitura com obras para crianças que façam refletir sobre os 17 temas definidos para a Agenda.

Clube de Leitura ODSPara a ODS Paz, justiça a instituições eficazes um dos escolhidos é Mustafá, da premiada autora e ilustradora canadense Marie-Louise Gay, editado pela Brinque-Book

 

São eles:

(1) Erradicação da pobreza, (2) Fome zero e agricultura sustentável, (3) Saúde e bem estar, (4), Educação de qualidade, (5) Igualdade de gênero, (6) Água potável e saneamento, (7) Energia limpa e acessível, (8) Trabalho decente e crescimento econômico, (9) Indústria, inovação e infraestrutura, (10) Redução das desigualdades, (11) Cidades e comunidades sustentáveis, (12) Consumo e produção sustentáveis, (13) Ação contra a mudança global do clima, (14) Vida na água, (15) Vida terrestre, (16) Paz, justiça e instituições eficazes e (17) Parcerias e meios de implementação.

Bacana, não?

Clube de Leitura ODS da ONU

Na quinta passada, a ONU anunciou os 175 livros selecionados, entre 1.100 obras brasileiras escolhidas e sugeridas pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Apoiada em temas fundamentais para o desenvolvimento das crianças e dos jovens, a lista, que está disponível no site da ONU, funcionará também como uma referência para educadores, pais e responsáveis por crianças em toda a comunidade dos países lusófonos. Veja aqui a lista completa das obras brasileiras escolhidas.

Desse total, 32 livros são publicados por editoras do Grupo Companhia das Letras, como Brinque-Book, Escarlate, Companhia das Letrinhas e Pequena Zahar.

Trouxemos para você todas as nossas obras escolhidas em cada um dos ODS para as quais foram sugeridas. Conheça!

Erradicação da pobreza:

Educação de qualidade:

Igualdade de gênero:

 

 

Clube do Livor ODSIgualdade de gênero também se vê nos livros, como neste Eu sou uma menina, de Yasmeen Ismail

Trabalho decente e crescimento econômico:

Redução das desigualdades

Consumo e produção responsáveis

Ação contra a mudança global do clima:

Vida na água:

Vida Terrestre:

Paz, justiça e Instituições eficazes:

///

E você? Já leu alguma dessas obras? Conte suas impressões para a gente na caixa de comentários!

 

 


Comments ( 2 )

  • Gosto muito da literatura infanto juvenil que a editora Brinque book trabalha com a literatura reflexiva sobre diversidade de tema sentimento e outros. O trabalho comprometido com qualidade literária papel imagem de boa qualidade.

    • oi, Rosana, tudo bem? Obrigada! Que ótimo que você gosta! 🙂 Amamos livros e infância por aqui! Um abraço! Natalie Catuogno, editora do Blog da Brinque

Editora Schwarcz S.A. - São Paulo
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP