Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

,

Cinco ideias de clássicos revisitados para comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil

02/04/2019

Hoje, 2 de abril, é Dia Internacional do Livro Infantil. Não por mera coincidência, é também o dia do nascimento de Hans Christian Andersen, um dos maiores escritores para esse público de todos os tempos. É dele, por exemplo, a versão mais conhecida de clássicos como O patinho feioA pequena sereia.

Os clássicos são livros que não envelhecem. A gente lê, lê, lê e eles continuam importantes e atuais, suscitando adaptações — inclusive para outras linguagens, como cinema e música. De quantos desenhos — assim, de cabeça — você lembra que sejam adaptações clássicas? Tem até balé da Bela Adormecida, por exemplo, escrito ainda no século XIX pelo Tchaikovisky.

Para comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil e os clássicos que amamos, que são presença garantida em tantas horinhas de prazer e aconchego com os pequenos, selecionamos aqui cinco livros adaptados dos clássicos para ler para os pequenos. Com o Andersen, os Grimm, o Esopo logo ali do lado. 😉

1) A princesa e o gigante, de Caryl Hart (texto) e Sarah Warburton: lançamento, essa é uma obra engraçada, cheia de rima, humor e cores. Combina bem com a data, porque é uma homenagem maravilhosa aos clássicos infantis e ao poder da literatura — e das artes — de ampliar o que conhecemos e sentimos. Uma homenagem também à infância. Aqui tem uma resenha bem caprichada.

2) Última história antes de dormir, de Nicola O’Bryen: depois de um dia incrível, é preciso um desfecho à altura. A última história antes de dormir é a mais importante. Nesta aventura bem-humorada, o pequeno leitor acompanha personagens conhecidos disputando quem vai ser a última história do dia. Os Três Porquinhos, Cinderela, Chapeuzinho e o Lobo Mau ora interrompem as histórias uns dos outros ora organizam-se para viver, juntos, narrativas de aventura, amor, perigo e humor inventadas por eles mesmos. Tudo isso ganhando vida no traço delicado e nas cores vibrantes de Nicola O’Byrne, de Use a imaginação, obra em que a autora já brincava com personagens clássicos, subvertendo e reafirmando seus papéis no imaginário infantil. Ganhador do selo Cátedra 10 de qualidade literária.

3) Chapeuzinho e o leão faminto, de Alex T. Smith: certa manhã, tia Rosa acordou com o corpo cheio de pintas! Nesse caso, o que fazer? Ligar para a Chapeuzinho! Ao saber da situação, a menina se despediu do pai e correu para levar para a tia, em sua cesta, tudo o que ela precisava para se curar. Mas, no caminho, encontrou um leão faminto, que bolou um plano para devorá-la. Ele chegou primeiro à casa da tia, escondeu-a no armário, disfarçou-se e ficou lá, esperando. Será que seu plano vai dar certo ou será que a Chapeuzinho vai pregar uma peça no leão? Nesse premiado reconto contemporâneo, uma menina cheia de vida mostra o valor do diálogo e da amizade.

4) O lobo sentimental, de Geoffroy de Pennart: do premiado autor de outras releituras — como O lobo voltou –, este livro conta a história de Lucas, um lobo que decide sair de casa para morar sozinho. Entre as recomendações dos pais, estão a lista de todos os personagens que o lobo pode comer. Perfeito, não fosse um detalhe: o jovem lobinho é empático com aqueles que deveriam ser suas presas, causando a maior confusão. Ou não.

5) Esopo: liberdade para as fábulas, de Luiz Antonio Aguiar (texto) e Marcia Széliga (imagens): histórias como a da raposa e das uvas, da lebre e da tartaruga ou da cigarra e da formiga são conhecidas por quase todos, mas muito pouco se sabe sobre seu criador. Neste livro, de forma intrigante e original, o autor Luiz Antonio Aguiar procura jogar luz sobre a enigmática vida de Esopo, a respeito da qual pouquíssimo se sabe. Intercalando e criando paralelos entre algumas das mais conhecidas fábulas do narrador grego com a história de sua vida, o autor cria um livro que interessará tanto aqueles familiarizados com as fábulas de Esopo quanto os que entram em contato com sua obra pela primeira vez. Ganhador do Prêmio ALEILIJ.

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP