Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

,

Biblioteca Villa-Lobos, em São Paulo, é finalista em prêmio internacional

15/08/2018

A Biblioteca Villa-Lobos (BVL), instalada no Parque Villa-Lobos, zona oeste de São Paulo (SP) é uma das cinco finalistas do Prêmio Biblioteca do Ano, concedido pela irlandesa IFLA (Federação Internacional de Associações e Instituições Biliotecárias), ligada à UNESCO e uma das mais importantes do mundo.

A “oca”, no centro do térreo. Foto: Nelson Kon / Divulgação

Critérios como integração com o entorno e a cultura local, tecnologia, arquitetura e ambientes de aprendizagem baseiam a escolha da IFLA.

A vencedora será conhecida em 28 de agosto, e estão na disputa, além da brasileira, equipamentos da Holanda, Noruega, Singapura e Estado Unidos. Para o diretor-executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, a indicação coloca a BVL em evidência ao lado de outras bibliotecas “extraordinárias”, o que facilita o aprimoramento e a manutenção da proposta deste equipamento cultural. A SP Leituras é a organização social que gere a Villa-Lobos, mantida pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Já conhece?

Estar entre as cinco bibliotecas do ano segundo a IFLA não é à toa. Quem entra na Biblioteca Villa-Lobos (BVL) logo nota sua vocação de se integrar às atividades de lazer e cotidianas das pessoas que frequentam o parque, para além de manter livros para consulta e empréstimo. Se literatura não é algo separado da vida, um equipamento de livros também não pode ser.

A começar pela história da BVL, cuja área de 4 mil metros quadrados, ocupa o espaço onde antes havia um depósito de lixo a céu aberto: chegou revitalizando a área em benefício do parque e dos habitantes dele.

Seguiu aberta, integrada. Primeiro, pela arquitetura. Suas paredes translúcidas – em vidro e ferro – permitem observar o parque e a natureza do entorno, que “entra” para o lado de dentro, assim como a luz natural. Há, no centro do térreo, um espaço em forma de oca, dentro de onde se pode sentar, ler, conversar, descansar… E até assistir e participar de um dos mais de 800 eventos que a BVL organiza.

O acervo é atualizado c0nstantemente com ajuda dos frequentadores. O espaço é acessível e dotado de tecnologia – wi-fi e computadores, por exemplo -, incluindo um acervo de DVDs e jogos. Mesmo o café que serve a biblioteca é aberto tanto para o parque quanto para a área interna da BVL.

Um recém-criado espaço de coworking complementa as opções de serviço na Villa-Lobos e reforça que cultura, literatura, lazer e cotidiano não são excludentes.

 

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP