Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

,

Bate-papo com Tor Freeman, autora de Olívia

23/03/2015

Você já deve ter ouvido falar da Olívia e seus amigos. Da primeira vez que apareceu na Brinque-Book, a personagem da autora e ilustradora britânica Tor Freeman tinha um segredo enorme para guardar. Agora, Olívia retorna um pouco diferente, com um mau humor danado, mas que tem solução.

Em ambos os livros, um dos pontos fortes é o humor, que ganha as páginas em diálogos originais e traços cheios de personalidade. Quer saber mais sobre Tor Freeman? O blog da Brinque-Book bateu um papo com ela, como você vê abaixo.

Depois de ler a entrevista, aproveite para relembrar as histórias e imprimir as atividades que preparamos para você!

 

torfreeman

Brinque-Book: Como foi que seu interesse pela arte foi parar nos livros ilustrados?

Tor Freeman: Sempre fui interessada em arte e acabei me formando na Universidade de Kingston, nos arredores de Londres, em 1999. Antes mesmo de começar o curso eu já sentia que gostaria de trabalhar com livros para crianças. Durante o curso, tive um módulo sobre o tema e me apaixonei.

Nos seus livros, os personagens geralmente são animais. Conte um pouco sobre essa escolha.

Acho que isso acontece porque tenho uma grande liberdade de ser engraçada e intensa com eles. Eles podem ser próximos das crianças, ter aparência ou comportamento mais infantis e também podem fazer coisas que no mundo real as crianças não podem fazer. Você entende que eles são inocentes, mesmo que estejam em situações mais extremas, sem arriscar comparações negativas com a vida real. O que vemos nessas histórias não nos trazem preocupações, apenas diversão.

Por isso a expressividade é sempre algo marcante no seu trabalho?

A expressividade do desenho é uma das minhas coisas favoritas. Isso é mais um ponto que faz com que eu goste de trabalhar com personagens animais. Fica interessante e cômico exagerar o comprimento do corpo e dos rostos.

Quais são as influências que ajudaram na sua formação como ilustradora?

Eu cresci desenhando o tempo todo, como eu acho que a maioria dos ilustradores fazem. Então comecei a ler os quadrinhos de Bill Watterson, Walt Kelly e Gary Larson. Originalmente, eu queria ser cartunista, mas, em seguida, depois de descobrir a obra de Maurice Sendak (ainda adolescente), me inspirei a fazer livros infantis. Eu acho que neles existe uma licença incrível para produzir arte real, que pode ser significativa e engraçada, e tocar um público extremamente importante: as crianças.

oliviaeograndecapa

Malu contou um segredo para a Olívia, que prometeu não contar para ninguém. Mas alguns segredos são grandes demais para uma gata só… Será que Olívia vai conseguir manter sua promessa?

Clique aqui para ver o título na nossa livraria virtual.

oliviacapa

Acontece com todo mundo: às vezes o mau humor derruba as pessoas sem uma boa razão. Quando Olívia percebe que este não é um bom dia, ela não se importa em dividir os sentimentos com todos os amigos que encontra: ela não quer brincar com Malu, acha o chapéu de Dudu “molenga como uma panqueca”, grita com Zeca e ignora Lola. E assim é, até Olívia dar de cara com uma loja de doces. Com um saco de “minhocas” de jujuba em mãos, Olívia fica mais doce. Quanto mais balas come, melhor ela se sente. Logo, ela cumprimenta alegremente seus amigos, que agora estão chateados. . . Será que as jujubas terão o poder de animá-los também?

Clique aqui para ver o título na nossa livraria virtual.

Quer brincar com a Olívia? Imprima as imagens abaixo.
Se quiser compartilhar a brincadeira com a gente, é só enviar uma foto por mensagem na nossa página do Facebook.

 

BrincadeiraOlivia2

BrincadeiraOlivia


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP