Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

,

“A garrafa”, da Patricia Auerbach, celebra mais uma vez a imaginação e o brincar

17/07/2018

Uma garrafa vazia é só uma garrafa vazia? Depende. Se essa garrafa topar com uma criança pelo caminho, não será mais apenas uma garrafa vazia. As crianças são muito boas em, como dizia o poeta Manoel de Barros, “desinventar” as coisas.

“A garrafa” / Patricia Auerbach (imagem)

Deixada em cima da pia, a garrafa desta história, cuidadosamente narrada-desenhada pela ilustradora Patricia Auerbach (dos sucessos premiados O jornalO lenço), tem essa sorte, a de encontrar uma criança em seu destino e ser “desinventada” muitas e muitas vezes.

Uma garrafa-luneta faz o pequeno enxergar o que quer ver, com os olhos de imaginar. Depois, a garrafa vira orelha, tromba, mangueira de bombeiro. Que mais? Carrinho, foguete, megafone… Tem limite para inventar? O brincar e o faz-de-conta tornam-se personagens de um livro que, ao mesmo tempo em que mostra a potência toda da infância, convida os leitores a recolocá-la em prática, brincando e criando narrativas para um conto todo em ilustração.

Em casa ou na sala de aula

Auerbach coloca referências de seus livros anteriores, que seguem uma temática similar, neste A Garrafa. O tecido vermelho de bolinhas e o jornal estão aqui também. Uma boa ideia é ler as três obras juntas e deixar a sensibilidade das crianças estabelecer as relações.

O livro traz também a questão dos usos dos objetos, da reciclagem e o que é possível fazer com aquilo que consideramos – aparentemente – inútil. Essa pode ser uma conversa interessante em sala de aula ou em casa e pode render brincadeiras, narrativas e mesmo atividades tipo “mão-na-massa” para os pequenos e grandes inventores. Garrafa, cola, papel, tinta: o que pode dar essa mistura?

O que as crianças fariam com uma garrafa além do que sugere o livro? Que histórias contariam? Bóra descobrir com elas?

A autora

Patricia Auerbach – que já brincou deliciosamente com a gente aqui no Brinque-Book Brinca – é ilustradora de livros infantis, arte-educadora e professora. Paulista nascida em 1978, estudou Publicidade e Arquitetura e, depois, especializou-se em História da Arte (New York University), Desenho (School of Visual Arts – Nova Iorque) e Livros e Literatura para Crianças e Jovens (Universidad Autónoma de Barcelona). Lançou os premiados O jornal O lenço e, agora, A GarrafaJá sei ler!, resenhado no Blog da Brinque.


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP