Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

,

5 dicas de… livros literários em letra bastão

10/09/2018

Para as crianças que estão começando a ler sozinhas – e mesmo para as menores, cujos adultos leem para elas -, a letra bastão facilita muito a identificação de cada letra, a compreensão das palavras, a familiarização com o “código” da palavra escrita.

Junto com outras experiências, livros com texto em letra bastão podem ajudar os pequenos em seu processo de ganho de autonomia leitora.

Dia 8/9, sábado, foi o Dia Internacional da Alfabetização. A partir de um catálogo de diversos títulos com essa característica, o Blog da Brinque selecionou 5 dicas de livros literários muito especiais em letra bastão. Conheça nossa lista a seguir.

 

1) Já sei ler, de Patricia Auerbach: Tobias está começando a organizar a letra, decifrar sons, palavras, frases, sentidos. Acompanhamos, neste livro, as conquistas do menino que, agora autônomo no mundo da escrita, não troca mais o sal pela pimenta, manda cartas, não se perde: nas muitas metáforas divertidas com que Patricia vai ilustrando esse percurso, Tobias se encontra e se guia pelo mundo. Como todos nós quando nos alfabetizamos. Neste link você pode ler uma resenha que Blog da Brinque fez no lançamento da obra.

2) Para onde vai a quinta-feira?, de Janeen Brian (texto) e Stephen Michael King (ilustrações): premiado com o selo Acervo Básico da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), esse livro conta a história de Pingo e Filó, dois amigos que saem na noite escura e fria para descobrir para onde vai a quinta-feira depois que a noite cai. Com delicadeza, metáforas e humor, Janeen Brian e Stephen Michael King conduzem o leitor numa jornada pelas intrigantes perguntas da curiosidade infantil.

3) O beijo, de Valerie d’Heur: a mamãe costumava beijá-lo todas as manhãs. Mas, justo nessa, saiu apressada, e o pequeno pássaro ficou sem beijo. Desnorteado, como se lhe faltasse um pedaço, ele sai em uma jornada em busca do beijo que lhe falta. Onde será que ele vai encontrar? Uma linda metáfora sobre o amor, a relação mãe e filho e  prazer de amar e ser amado.

 

4) Eu vi, de Fernando Vilela: as crianças são ótimas em encontrar formas escondidas nos detalhes, em fazer desenhos imaginários em nuvens, em encontrar a mágica por trás das cores e texturas e cheiros do cotidiano. Pois neste livro com abas e repleto de surpresas, o premiado artista plástico Fernando Vilela brinca justamente com isso. Com curiosidades que revelam detalhes da vida dos animais e textos curtos, perfeitos para leitores em fase de alfabetização, esta obra foi premiada pela revista Crescer e pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).

5) Nestor, de Quentin Gréban: nesta delicada e premiada obra – ganhou o selo Acervo Básico da FNLIJ -, o belga Quentin Greban trata de medo, preconceito, diferenças, amizade. Nestor, um macaquinho, sai para pescar pela primeira vez, advertido por seu pai para que não se aproxime de nenhum animal na beira do lago, pois podem ser perigosos. Para evitá-los, Nestor acaba caindo na água e é justo de onde menos espera – um “perigoso” elefante – que chega a ajuda.

>>Mais letra bastão? Por aqui.


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP