Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

,

5 dicas de eventos e espaços bacanas para aproveitar (ainda) a Bienal do Livro

10/08/2018

A 25.a Bienal Internacional do Livro de São Paulo está chegando ao fim – termina no domingo, 12/8. Mas ainda dá tempo de aproveitar. A Brinque-Book está lá, e seu acervo tem 30% de desconto na feira, incluindo lançamentos como O gigante mais elegante da cidade, da dupla querida e premiada Julia Donaldson e Axel Scheffler (de O Grúfalo). Além dele, é possível encontrar outras obras recentes: A garrafaJá sei ler, de Patrícia Auerbach, e A árvore de bebês, da Sophie Blackall , por exemplo.

O estande da Brinque-Book fica no B-080.

Se você quer ainda outras razões para ir à Bienal, além de aproveitar a boa oportunidade de comprar um livro bacana, temos boas notícias. O Blog da Brinque visitou o Anhembi e listou cinco dicas para aproveitar a feira com as crianças. Adultos e especialistas também têm boas palestras e encontros e nós selecionamos algumas delas. Abaixo, as boas da Bienal.

………………………………………..

Crianças e famílias

 

# 1 – BiblioSesc Praça da Palavra: esse espaço, que se localiza no estande K-020, concentra boa parte das atrações selecionadas pelo Blog. Por exemplo, no sábado, 11, das 12h30 às 13h30, três atores munidos de instrumentos musicais e guarda-chuvas apresentam ao público a literatura de cordel. Com a Cia do Liquidificador.

No mesmo dia, entre 15h e 16h, vale acompanhar o Sarau das Pretas, de poesia negra e periférica, feita por mulheres. Rimas e lírica poética trazendo questões profundas do cotidiano, ao vivo.

No domingo, 12, canções animam a experimentação musical dos pequenos, que criarão sons coletivos no projeto Ninho Cantante. Das 12h30 às 13h30. Mais tarde, entre 15h e 16h, a Cia. Lira dos Anjos realiza uma a intervenção lírico-musical chamada Serenando. Nessa peça, a serenata é ponto de partida para unir música e poesia e tratar do tema “encantamento”.

Além da programação, a BiblioSesc Praça da Palavra também pode ser usada como espaço de descanso. Há acomodações para um respiro necessário, uma leitura, um bate-papo.

2) Imagens contam histórias, com Ana Luisa Lacombe: a ótima contadora Ana Luisa Lacombe fará uma mediação de leitura diferente – ao invés de livros, o ponto de partida serão fotos do acervo do Instituto Moreira Salles, especializado em imagens. A conversa acontecerá em companhia de José Bocca, em dois horários, ambos no domingo, 12: das 14 às 15h e, depois, das 17h às 18h30, no Espaço Infantil Correios – Tenda das Mil Fábulas (C-080).

3) Espaço Cordel e Repente: outro espaço que vale a pena visitar. A programação remete à clássica literatura do Nordeste brasileiro, marcada por rimas e construções de improviso – os repentes. A música também está muito presente, e há eventos quase em todo o período. No sábado, 11, por exemplo, é possível conferir de pocket show a sarau poético e show de repente. Das 2oh às 21h, Chambinho do Acordeão assume o palco.

4) Tenda das Mil Fábulas e As Mil e Uma Noites: o Espaço Infantil Correios – Tenda das Mil Fábulas é uma novidade dessa edição, que dá ainda mais espaço para as crianças e a formação de leitores. Lá, há uma acervo de 900 livros que podem ser lidos livremente e uma extensa programação para os mais jovens. No domingo, 12, Ana Luisa Lacombe e um grupo de contadores compartilha com o público As histórias das Mil e Uma Noites em uma contação que revela as clássicas narrativas que salvaram a princesa Sheherazade. Das 18h30 às 20h. No C-080.

5) Museu da Língua Portuguesa: para descansar e para brincar, o Museu da Língua Portuguesa (J-006) criou um espaço aconchegante e repleto de opções divertidas para as crianças – e os maiores – aproveitarem as palavras e suas possibilidades. Há vários jogos, que podem ser individuais ou em grupo, e desafios instigantes. Um deles, por exemplo, consiste em girar cinco roletas gigantes. Cada uma delas, ao parar, aponta uma pequena frase. A brincadeira é juntar esses trechos e ver o que dá. Não há horários pré-definidos, é chegar e brincar.

 

…………………………………

Adultos e especialistas

 

1) Mesa Literatura em revista, com Dolores Prades e Paulo Werneck: a editora da Revista Emilia e o editor da Quatro Cinco Um, respectivamente, vão falar sobre, claro, literatura e a tarefa de tratar do tema em duas das principais revistas especializadas do País. Hoje, 10/8, às 13h, no Salão de Ideias.

2) Meia Palavra – um estudo sobre os desentendimentos: Apresentação do estudo sobre comunicação, desenvolvido pela Inesplorato e pelo GNT, que se propõe a desvendar as raízes dos desentendimentos contemporâneos, investigando a qualidade de nossas trocas e o resultado disso na forma como enxergamos o mundo. O que as nossas conversas revelam sobre nós? Até que ponto podemos culpar a tecnologia pelo azedamento de nossas relações? Hoje, 10, das 18h às 19h, no Espaço do Saber (D-058).

 

…………………………………………..

Mapa dos tesouros

 

Para aproveitar ainda mais, vale atentar para as dicas a seguir, que fizeram a diferença na visita do Blog da Brinque à Bienal.

. Pegue o mapa: logo na entrada, há um quiosque de informação onde é possível pegar um mapa da exposição e a programação do dia. Pegue, vai ser útil.

. Ônibus grátis: chegar de carro no Anhembi é fácil, mas o trânsito aperta no começo e no final do dia. Muito. Além disso, estacionar por lá custa R$ 40 a diária. Pode ser uma boa ir de transporte público, pois há ônibus grátis saindo da estação Tietê-Portuguesa (linha 1- Azul) todos os dias. Nos finais de semana, saem veículos também da estação Barra Funda (linha 3- Vermelha).

. Olha a água mineral: leve água. Há poucos bebedouros, ficam nas extremidades do Anhembi, alguns estão em manutenção e, para comprar água nos food-trucks da área de alimentação, as filas costumam ser grandes.

. Só quero sossego: há diversos pontos para descansar. Aproveite as paradas. Os espaços de atividades costumam ter poltronas, arquibancadas e locais para se sentar. Há um quiosque de uma importante fábrica de papéis, no L-070, que oferece até rede! A área destinada ao convidado de honra, Sharja, dos Emirados Árabes, é um oásis: lindas fotos e ilustras, decoração clean e muitos sofás e mesinhas.

. Siga seus tesouros: antes de começar, encontre no mapa as localizações do que quer visitar e vá. Ainda não há estimativa de público, mas está cheio. Bem cheio. O Blog esteve lá numa quinta-feira, horário de almoço, e já estava bastante difícil a locomoção. Ter um destino ajuda a sobreviver na multidão.

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP