Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

PNLD 2020: Conheça os livros aprovados e saiba por que escolher essas obras

04/09/2020

Poesia de Marina Colasanti, histórias do rico continente Africano, contos antigos — revistos e contados de outras formas –, a diversidade e os desafios da adolescência.

Livro de poemas de Marina Colasanti é também ilustrado por ela, num interessante jogo entre narrativas. Imagem: Tudo tem princípio e fim, de Marina Colasanti

Esses são alguns dos autores e temas que você vai encontrar nos 9 livros do Grupo Brinque-Book selecionados para o Programa Nacional do Livro Didático —  PNLD 2020.

As escolhas, você sabe, acontecem em setembro! 😉

Veja abaixo as obras aprovadas e descubra o que o Guia PNLD, que preparamos para cada uma delas, tem para te ajudar a decidir:

Categoria 1:
Sexto e sétimo anos do Fundamental I

Nessa categoria, são 7 obras, tratando de temas como: .

1) Todo mundo é misturado

Autora: Beth Cardoso
Temas: Convivência social / Identidade / Geografia / Amizade
Faixa Etária: A partir de 8 anos

Pablo, o novo menino da classe de Júlia, é boliviano. Curiosa, ela logo quer saber mais sobre ele, mas seus colegas de classe não tem uma opinião tão favorável sobre o aluno novo que veio de longe.

Com temática contemporânea, que trata a diversidade cultural, o livro foi Finalista do Prêmio AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil) na categoria Texto Literário Juvenil.

>>Guia PNLD

O Manual do Professor, elaborado pela consultora Ana Lúcia Maestrello, destaca a possibilidade de trabalhar, com este livro, a intertextualidade. A obra também pode ser abordada em outras disciplinas, como Geografia e História.

Neste Guia, você pode também vai ver:

  • Trecho da obra;
  • Vídeo explicando principais características do livro, motivações de leitura e dicas para trabalhar em sala;
  • Temáticas, gêneros etc.

///

2) O Guardião da Floresta e outras histórias que você já conhece

Autora: Heloisa Prieto
Ilustradora: Laurabeatriz
Temas: Clássico recontado / Humor / Imaginação
Faixa Etária: A partir de 4 anos

Neste belo livro, a autora e a ilustradora, ambas premiadas, propõem novas leituras de contos clássicos como Chapeuzinho Vermelho, Os três porquinhos e o Gato de botas, entre outros. As versões aqui apresentadas mantêm o espírito das histórias tradicionais ao mesmo tempo em que atualizam seus contextos.

Livro presente no Catálogo FNLIJ para Feira de Bolonha 2018. Finalista do Prêmio AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil) na categoria Texto Literário Infantil.

>>Guia PNLD

“O conto clássico é clássico e precisa ser lido. Mas cada um que lê pode contar de um jeito esse conto”, diz Laurabeatriz, ilustradora, no vídeo em que fala como trabalhar essa obra em sala.

Além do vídeo, no guia você encontra:

  • Informações gerais
  • Manual do Professor
  • Trecho do livro para degustar

///

3) Kalinda, a princesa que perdeu os cabelos

Autor: Celso Sisto
Ilustrador: Celso Sisto
Temas: Relacionamento familiar / África / Astúcia / Tradição oral / Amor
Faixa Etária: A partir de 8 anos

“Os contos populares africanos me devolvem as raízes do mundo. E trazem (imaginariamente) as vozes ancestrais para sussurrarem nos meus ouvidos.”

Neste surpreendente livro, o renomado autor e ilustrador Celso Sisto traz diversos contos do continente africano, por meio dos quais o leitor poderá explorar a riqueza da cultura dos diferentes povos que lá vivem.

Esta obra é ganhadora do selo Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e também do selo Cátedra 10 em qualidade infantojuvenil.

>>Guia PNLD

“Celso Sisto é pesquisador da cultura africana, e é essa a riqueza que Kalinda traz”, nos conta Ana Lúcia Maestrello, consultora literária, que analisa esta obra no vídeo do guia.

No guia, você encontra também:

  • Detalhado material de apoio para trabalhar a obra com a turma;
  • Trecho da obra para conhecer;
  • Informações gerais, como temas abordados.

///

4) Esopo – Liberdade para as Fábulas

Autor: Luiz Antonio Aguiar
Ilustradora: Márcia Széliga
Temas: Fábulas / Tradição oral / História / Imaginação
Faixa Etária: A partir de 8 anos

Narrativas como a da raposa e das uvas, da lebre e da tartaruga ou da cigarra e da formiga são conhecidas por quase todos, mas muito pouco se sabe sobre seu criador, Esopo.

Intercalando e criando paralelos entre algumas das mais conhecidas fábulas do narrador grego com a história de sua vida, o autor cria um livro que interessará tanto aqueles familiarizados com as fábulas de Esopo quanto os que entram em contato com sua obra pela primeira vez.

Ganhador do Prêmio AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil) na categoria melhor Texto Literário Juvenil.

>>Guia PNLD

Segundo o Manual do Professor, elaborado por Januária Alvez, “durante o Ensino Fundamental, segundo a BNCC, deve-se contemplar não só o cânone e a literatura universal, mas também a literatura juvenil e a tradição popular”.

Ela continua: “Por meio da leitura e estudo da fábula – intrinsecamente relacionada com a literatura oral – o aluno se familiariza com a pro- dução de textos em gêneros literários e artísticos diversos”, diz a especialista.

No guia, você encontra também, além do manual:

  • Trecho da obra para analisar;
  • Vídeo sobre obra, autores e como e por que apresentar esse texto à turma;
  • Informações gerais, como tema e gênero literário.

///

Livros Relacionados


Sem comentários no momento

Editora Schwarcz S.A. - São Paulo
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP