Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

PNLD: “Clara” revela o olhar infantil e afetivo para o universo adulto e para o mundo

12/09/2018

Neste ano, o Governo Federal lançou o Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2018 Literário. Caracterizado com um edital “transitório”, o programa comprará livros de literatura para a Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, para todas as escolas das redes públicas, além de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas conveniadas com o poder público. O governo seleciona uma lista prévia de obras, e as envia com seu conteúdo completo, juntamente com material explicativo sobre cada uma delas, às escolas, que escolhem quais desejam adotar para as crianças e requisitam a sua entrega.

“Clara” / Ilan Brenman (texto) e Silvana Rando (ilustrações)

Em Clara, Ilan Brenman (texto) e Silvana Rando (ilustrações) apresentam uma menina que, como muitas, imagina o que vai ser quando crescer. A partir de suas fantasias, ela vai mostrando o que admira dos adultos que a cercam e o que deseja “incorporar” deles.

Por exemplo, quer dirigir o carro da mamãe, estalar os dedos como papai, dançar como o vovô, patinar como a vovó e pintar como a tia. O mundo adulto aqui revelado é o da perspectiva da criança. Não se sabe nada sobre o que fazem essas personagens que cercam Clara, a não ser pelo olhar da própria.

Que vai ampliando seu repertório de inspirações com outras crianças e jovens (seus vizinhos, por exemplo) e até com animais: quer salta como o gato e ser alta como a girafa! Assim como acontece na vida das crianças conforme crescem, o núcleo familiar, antes a referência única para os pequenos, vai disputando espaço com o mundo lá fora.

Os textos de Ilan são curtos, bem-humorados e, por isso, cheios de força poética, assim como os desenhos de Silvana; com seu traço irreverente e característico, complementam a objetividade do texto e ampliam a narrativa.

Para as crianças – para quem o mundo é fonte constante de observação e aprendizado -, a identificação com Clara é imediata. Com leveza, essa obra revela o olhar infantil sobre um universo complexo e, muitas vezes, insondável.


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP