Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Museus incríveis pelo mundo para conhecer com as crianças sem sair do sofá

29/05/2020

Um gigantesco esqueleto de baleia azul recebe os animados visitantes. Ah, seus pequenos gostam de outros animais enormes, como dinossauros? Não tem problema! Neste museu, há muitos deles também — alguns até se mexem!

Hum, vocês preferem plantas? Temos!

Nada disso, sua família procura mesmo relíquias antigas e múmias de verdade? Ótimo, vieram ao lugar certo!

Museus em casa

Gigantes marinhos, dinos, espécies antigas, explicações científicas sobre as origens dos mais diversos animais, tesouros e histórias de antigas civilizações.

Para conhecer dinos do Brasil e do mundo — e muito mais! Imagem: Dino e Saura, de Fernando Vilela

Todos esses temas são muito interessantes e divertidos para os pequenos curiosos… Você conhece bem a curiosidade típica das crianças, não é?

E o quanto elas amam dinos e mistérios? 😉

Com a quarentena que afeta boa parte do mundo, fechando os mais importantes museus, muitos deles estão com atrações on-line que vão de exposições virtuais a visitas guiadas virtualmente.

O que significa que podemos visitar alguns dos mais interessantes museus do mundo sem sair de casa, levando as crianças para passeios inesquecíveis!

Quer conhecer alguns deles?

Separamos aqui cinco  museus que você pode visitar on-line com seus pequenos, tanto nos sites dos museus quanto em seurs perfis no Google Artes and Culture, uma espécie de Google Street View de museus e exposições.

Contamos, ainda, as melhores opções de passeio virtual em cada um deles. A maioria está em inglês. Mas o idioma não chega a atrapalhar.

>>DICA: Navegando pelo Google Artes and Culture, há a opção traduzir essa  página, o que facilita muito a navegação, que é originalmente em inglês em quase todos os casos.

1) Museu de História Natural de Londres

Insetos, ilustrações botânicas dos anos 1800 — inclusive do Brasil  –, répteis antigos e uma gigante baleia azul são algumas das atrações desse museu, dos mais importantes do mundo.

Você pode fazer um tour virtual, visitar nada menos que 14 exposições, conhecer 3 mil espécimes e ter acesso a fotos gigantes. Só ir por aqui, no perfil do museu no Google Arts and Culture.

Outra forma de conhecer o museu é no próprio site, onde há 12 formas diferentes de interagir on-line. Aqui, o inglês pode fazer falta, mas dá para “navegar” com o Google Translator do lado 😉

 

///

2) British Museum

Ainda em Londres, esse é um dos mais importantes do mundo, porque tem um acervo impressionante: de artefatos de civilizações antigas a múmias de verdade! As crianças adoram!

Aqui está a Pedra Rosetta, encontrada nos anos 1800 por Napoleão, que permitiu aos arqueólogos decifrarem os hieróglifos egípcios. Uma espécie de Google Translator dos nossos tetravós 😉

Você pode ir pelo site do museu, que permite um passeio pelas galerias e promove algumas atrações online, tudo em inglês. Vale aqui de novo a dica de ter o tradutor na aba ao lado.

E pode também ir pelo Google Artes and Culture, por onde é possível visitar 45 exibições, inclusive os tesouros mais antigos!

E olha que legal, além disso, no final da página, você consegue escolher entre dois passeios pelo museu, com a ferramenta do Google Street View.

Pode dar uma volta por fora do lindo prédio, ou passear como quiser pelas galerias e pela famosa abóboda de vidro!

Escolhendo esse passeio interno, você passeia pelo interior do museu e ainda pode escolher onde ir navegando pelas salas de exibição — as fotos pequenas logo abaixo do navegador maior. Muito fácil para achar as múmias, as pedras antigas e mesmo quadros de mestres da pintura renascentista.

 

///

3) Museu de História Natural Americano

Este é velho conhecido nosso de filmes como Uma noite no museu. Com aquele enorme T-Rex na entrada, um belo cartão de visitas para quem gosta do assunto — ou seja, quase todas as crianças! 😉

Os famosos dinos do museu, que fica em Nova Iorque. Imagem: página do museu

É possível visitar online no Google Artes and Culture, como os outros. E aqui tem três coleções para passear. Recomendamos começar pela Destaques do Museu Americano de História Natural

De canoas canadenses a Moais da Ilha de Páscoa, é possível ver dinossauros, a vida no oceano e uma foto de uma réplica de Lucy, nossa mais antiga ancestral bípede conhecida.

Indo pelo site do museu, clique em Exhibitions: recomendamos dar uma olhada no Titanossauro, aqui, neste link. Tudo em inglês, mas vale buscar uma tradução pelo Google Translator, pois essa exposição conta a história da descoberta e da chegada, em 2016, de um gigantesco fóssil desse animal.

Há um vídeo sobre o dino. Se quiser ter acesso ao texto das entrevistas dos especialistas, aperte show transcription, abaixo da imagem. Isso ajuda, porque você pode colar o texto no Translator  — viva ele! — e “legendar” a conversa no vídeo.

///

4) Museu Nacional

Principal museu de história natural e arqueologia do Brasil, foi destruído por um incêndio em 2018. Parte do acervo, um dos mais importantes da América Latina, foi totalmente consumido.

Preguiça e tigre dente de sabre da fauna brasileira. Imagem: reproduçao da página do museu

Mas ainda é possível visitar obras e acervo virtualmente, na página do museu no Google Arts and Culture.

Há 10 exposições disponíveis por lá, como as de arqueologia pré-colombiana, Brasil indígena, Egito antigo e até paleontologia — e aqui chegamos nos dinossauros! 😉

Na coleção da paleontologia, há reprodução de dinos brasileiros como eram em vida e de esqueletos de animais pré-históricos da fauna brasileira, como a preguiça gigante e o tigre dente de sabre.

Por lá tem também pequenos fósseis de animais como tartaruga e escorpião.

Com o Google Street View no final da página, explore salas e espaços do museu, como essa exibição do titanossauro.

///

5) Museo Nacional de Antropología do México

Da Ciudad de México para sua casa! 😉 Com sete coleções, você navega pela arte pré-colombiana de diversos povos e civilizações ameríndias.

Dá para fazer um tour pelo interior do museu e escolher salas e exibições para visitar.

///

E você? Depois das visitas virtuais, venha nos contar do que mais gostou!

 


Comments ( 2 )

Editora Schwarcz S.A. - São Paulo
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP