Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Mês das Crianças: nove dicas de passeios imperdíveis que valem mais que mil presentes

09/10/2019

 

Ficar juntinhos, fazendo um programa delicioso, brincante, divertido… Melhor que qualquer presente, não? Criança quer mesmo é afeto, atenção, trocas, vínculo. #DêPresença!

Há muitas atrações bacanas comemorando o Mês das Crianças. Vale a pena consultar o que vai fazer o SESC mais próximo de você. Museus e institutos culturais costumam ter uma programação bacana também, assim como parques.

Listamos aqui nove opções imperdíveis, sendo seis em São Paulo (SP) e outras três que vão rolar em outras cidades e estados. Dá uma olhada e escolha a sua!

  • Em São Paulo

1) Crianças no Municipal

 

Foto: Fabiana Stig

Nesse festival infantil gratuito, as crianças são convidadas a participar de diversos espetáculos, que unem as linguagens musical, da dança, da ópera, cênica e até do circo. O festival, que começou dia 8/10, vai até 13/10.

No SÁBADO, 12/10, são três atrações: o espetáculo de teatro O Reizinho Mandão, às 12h, inspirado no livro homônimo de Ruth Rocha. Ingressos com duas horas de antecedência, na bilheteria do teatro.

Zoo Musical, às 16h, apresenta o teatro e os instrumentos sinfônicos às crianças, de forma lúdica. Qual é a diferença entre trompa, tuba e trompete? O que é um naipe? Contrabaixo acústico que não tem nada a ver com banda de rock? Um passeio pelos bichos que habitam uma sinfonia.

Necessário reservar ingressos pelo site do Theatro Municipal de São Paulo

O que é? O que é? O que é?, às 18h: a Orquestra Experimental de Repertório, regida por Jamil Maluf, a Opera Studio, da Escola Municipal de Música, e a Escola Municipal de Dança se juntam nesse espetáculo para apresentar trechos de sinfonias e óperas famosas, familiarizando as crianças com as três linguagens.

Mozart, trilha sonora de filme pop e trechos conhecidos de Barbeiro de Sevilha (quem nunca ouviu “Fííígarooo”?) serão algumas das peças. Ingressos com duas horas de antecedência na bilheteria do teatro.

No DOMINGO, 13/10, a partir das 12h, Festival de Coros Infantojuvenis reúne dois coros, com a participação do Coral Paulistano, do Theatro Municipal. Ingressos com duas horas de antecedência na bilheteria do teatro.

Gratuito.
Theatro Municipal de São Paulo
De 8 a 13/10, horários variados.
Retirada de ingressos com duas horas de antecedência ou reserva de ingressos pelo site (Zoo Musical).
Praça Ramos de Azevedo, s/n, República.

///

 

2) Tito e os pássaros

O premiado longa de animação brasileiro, pré-indicado ao Oscar, que tem direção de Gustavo Steinberg, André Catoto e Gabriel Bitar (Brasil, 2018, 73 min.), conta a história de um menino e de seus amigos, que partem numa jornada em busca das pesquisas do pai dele. As crianças precisam descobrir a cura para um mundo em que se adoece de medo.

Grátis.
Sesc Bom Retiro
Dia 12/10, às 12h
Retirada de convites com 1h de antecedência; menores de 12 anos, acompanhados.
Alameda Nothmann, 185, Bom Retiro

///

3) Cine curtinhas

João, o galo desregulado, divertida animação baseada em uma história real está na programação do Cine curtinhas

São oito curtas de animação no sábado e sete no domingo, todos brasileiros. A mostra têm duração de cerca de 40 minutos e acontece sempre às 11h. Entre os curtinhas selecionados estão o divertido João, o galo desregulado (Dir: Camila Carrossine e Alê Camargo, São Paulo, 2013, 10 min), que tem trilha do Helio Ziskind; o belíssimo Iemanjá Yemoja: A criação das ondas (Dir: Célia Harumi, São Paulo, 2015, 9 min) e o premiado O Awa Poanpé (Dir: Julia Vellutini, São Paulo, 2015, 5min27), que nasceu de um processo coletivo e colaborativo com uma aldeia indígena de Parelheiros, em São Paulo.

Veja aqui a programação completa.

Grátis.
Itaú Cultural.
Dias 12 e 13/10, às 11h.
Retirada de ingressos uma hora antes da sessão.
Avenida Paulista, 149, Cerqueira César.

///

4) A verdadeira do história do Barão

 

Um grupo de teatro viajante, perdido pelo interior do Brasil, tenta sobreviver encenando as histórias fantásticas, as fugas incríveis, os perigos assombrosos e os encontros extraordinários do famoso Barão de Munchausen. Ao desbravar as aventuras do barão – um herói que se equilibra entre a verdade e a mentira em seu próprio mundo –, o espetáculo aborda a poesia, o sonho, o delírio e a imaginação como algo inerente e fundamental à vida. Com a Cia. Cênica Nau de Ícaros, a peça recebeu quatro estrelas do Guia da Folha.

Grátis.
Teatro do Sesi / Centro Cultural Fiesp.
De 15 de agosto a 24 de novembro; quinta à sexta, às 11h; sábados e domingos, às 14h.
Classificação Livre (indicação a partir de 6 anos no Guia da Folha)
Reserva de ingressos online às segundas-feiras, a partir das 8h; ingressos remanescentes poderão ser retirados com 15 minutos de antecedência na bilheteria.
Av. Paulista, 1313, Cerqueira Cesar.

///

5) Semana Bruno Munari

Bruno Munari (1907-1998) foi uma das figuras multifacetadas e mais importantes da arte e do design do século XX. Foi designer gráfico, artista e pedagogo e ganhou o prêmio Hans Christian Andersen, em 1947, pela sua obra destinada ao público infantil. A exposição Bruno Munari: a mudança é a única constante no universo, em cartaz no Museu da Casa Brasileira (MCB), inspira, de 12 a 19/10, uma série de atividades, como a oficina Miudezas de desenhar e carimbar (19/10, às 14h30), com o Coletivo Miudezas, que une natureza e tecnologia numa divertida investigação, que vai dar origem a um zine que os pequenos levarão para casa.

Além das atividades, vale muito visitar com as crianças a mostra também, em cartaz até 10 de novembro, que trouxe ao Brasil edições raras de livros de arte, uma série  de livros infantis, além de experimentos que Munari fez com a utilização de luz em superfícies diversas.

No sábado e no domingo, 12 e 13/10, respectivamente, uma série de oficinas anima o Bazar da Cidade, que acontece no jardim do MCB. Aproveite e dê uma esticadinha. A programação do Bazar, versão especial Crianças, tem atrações para pequenos de todas as idades.

Museu da Casa Brasileira
De 12 a 19/10, horários variados.
Mostra Bruno Munari: a mudança é a única constante no universo: até 10 de novembro, de terça a domingo, das 10h às 18h, grátis nos finais de semana.

Av. Brig. Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano. 

///

6) Marcenaria para crianças

Quer fazer brinquedos de madeira com as crianças no melhor estilo mão na massa? Aqui, nestes encontros, Ana Takeda e Bruna Kim usam a antiga técnica de marcenaria para ajudar as crianças a soltar a imaginação e o espírito lúdico, criando de bichos a cidades!

Grátis.
SESC 24 de maio.
Entre 5 a 26/10. Sábados e domingos, 14h, 15h15 e 16h30.
Sala 2 de oficinas, 6.o andar.

A partir de 8 anos.
Senhas com meia hora de antecedência.
Rua 24 de maio, 109, República.

///

 

  • Fora de S. Paulo

Não mora nem estará por São Paulo? Não tem problema! Selecionamos também passeios bacanas demais em outras cidades e estados. Confere:

7) Oficinas e contação no Museu Oscar Niemeyer

Em Curitiba, o MON – Museu Oscar Niemeyer – tem programação especial que começa em 9/10 e vai até 13/10. No sábado, 12, das 11h às 17h, haverá oficinas, entre elas uma de carimbos, e contação de histórias pela Fafá Conta (às 16h). Já no dia 13, domingo, o Educativo realizará oficinas – como a de bonecos – das 11h às 17h e uma visitação, às 16h30, à exposição “O Mundo Mágico dos Ningyos”, de bonecos japoneses.

Veja a programação completa.

Museu Oscar Niemeyer
De 9 a 13/10, horários variados.
Rua Marechal Hermes 999, Centro, Curitiba (PR).

///

8) Especial Criança CCBB – Brasília

O programa educativo do Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Brasília preparou atividades exclusivamente para o dia 12 de outubro. São atividades que integram também a família e prometem transformar o Dia das Crianças ainda mais divertido. A programação, que ocorrerá na tenda amarela montada ao lado do pavilhão de vidro, dialoga com a temática da exposição “CRU – Comida, Transformação e Arte”, a qual encerra sua passagem por Brasília neste mesmo dia.

Há circo, brincadeiras e músicas. A programação completa está aqui.

CCBB – Brasília.
Dia 12/10, horários variados.
SCES, Trecho 02, lote 22

///

9) Perambular Bauru

A exposição Perambular traz brinquedos, palavras e coisas que perambulam entre o Brasil, Portugal e o Atlântico. Vários espaços que trazem o que perambula nestas geografias atlânticas, brasileiras e lusitanas. Brincadeiras com palavras, poesias, quadrinhas, vídeos, sons, que mostram a poesia dos escritores Selma Maria e José Santos, o que eles pesquisaram em quase dez anos da cultura portuguesa continental e de suas ilhas.

Grátis.
Sesc Bauru.
Até 15/12, sábados, domingos e feriados, 9h45 às 18h.
Av. Aureliano Cardia, 6-71, Vila Cardia

 

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP