Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Férias: conheça 5 livros infantis e juvenis para colocar na mala de viagem

02/12/2019

As férias estão chegando e, com elas, as festas de fim de ano, aquela viagem delícia, as crianças em casa, pedindo carinho, atenção, companhia.

Pode parecer complicado estar full time na companhia de crianças cheias de energia.

Mas esse momento pode ser excelente para atividades compartilhadas, ampliar vínculo, aprender mais sobre seus filhos, sobrinhos ou afilhados e dividir com eles e elas suas próprias experiências de infância.

As histórias nos fazem. Quais são as histórias que você gostaria de contar para os seus pequenos e pequenas? E quais histórias será que eles e elas têm para contar para você?

Esse momento rico de troca pode favorecer também a leitura — em família ou autônoma.

Quer formar pequenos leitores e leitoras?

 

Eis então uma ótima oportunidade para:

  • Compartilhar histórias;
  • ter livros à mão, ler o que te interessa, dando o exemplo;
  • ler para eles e com eles;
  • oferecer livros para que desfrutem sozinhos…

 

Todas são formas poderosas de convidar as crianças ao prazer do livro. Por isso, livros não podem faltar na mala de viagem! 😉

A lista abaixo destaca cinco títulos muito especiais de literatura para crianças e jovens leitores. Títulos que remetem ao clima aventuroso, praiano e ligeiramente rebelde dessa época.

Esperamos ajudar na sua seleção de títulos para compartilhar com seus pequenos.

1. Dedé e os tubarões

Autores: Alessandra Roscoe, Leo Cunha
Ilustrador: Rafael A
Temas: Aventura/Meio ambiente / Humanos / Criatividade / Imaginação / Relacionamento familiar / Geografia / Tecnologia
Faixa Etária: a partir de 8 anos

Durante as férias, num dia em que seus pais decidiram preparar um prato misterioso, Lelê tem que tomar conta de seu irmão mais novo, Dedé. É óbvio que ela não quer, mas quando Dedé decide brincar com seu novo brinquedo favorito, o aplicativo do Google Earth instalado no tablet do pai, e procurar tubarões na costa da Austrália, Lelê decide dar uma chance ao irmão e entrar na brincadeira. Como será que essa farra vai terminar?

>>POR QUE LER: Originada a partir de uma divertida brincadeira entre pai e filho, esse livro mostra, a um só tempo, a parceria que pode surgir entre irmãos e o lugar da tecnologia e da imaginação na vida dos pequenos. É uma deliciosa aventura por entre mares e tubarões a partir da criatividade e curiosidade das crianças. Escrito por Alessandra Roscoe e Leo Cunha, premiado autor brasileiro.

///


2. Filhotes de bolso saem de férias

Autora: Margaret Wild
Ilustrador: Stephen Michael King
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Meio ambiente / Conto / Onomatopeia / Animais / Humanos / Animais de estimação / Amizade / Amor
Faixa Etária: A partir de 2 anos

Dos mesmos autores de Filhotes de Bolso, nessa nova aventura, os cachorrinhos Bife e Bufe, que adoram ser os filhotes de bolso do seu Totó, vão para a praia com ele. Depois de muita diversão, levam um tremendo susto: o querido e enorme casaco do seu Totó desaparece e, com ele, os bolsos onde “moram” os dois filhotes. Conseguirão Bife e Bufe voltar a ser filhotes de bolso?

>>POR QUE LER: Os dois fofos cachorrinhos do seu Totó, desenhados pelo premiado Stephen Michael King, se aventuram para descobrir onde foi parar o casaco em que moram. A história é permeada de humor e afeto e uma boa dose de suspense, na medida para os pequenos aventureiros se encantarem.

///

3. O gigante mais elegante da cidade

Autora: Julia Donaldson
Ilustrador: Axel Scheffler
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Cooperação / Solidariedade / Criatividade / Amizade / Consumismo
Faixa Etária: A partir de 3 anos

Em uma terra mágica habitada por seres miúdos e diversos, como pessoas, elfos e animais, há um gigante adorável e desalinhado chamado Jorge. Um dia, ele decide que é hora de repaginar o visual. Troca as roupas velhas e gastas por outras novas e brilhantes. Tudo muito elegante. No entanto, quando se depara com uma série de animais que precisam de ajuda, ele imediatamente começa a distribuir suas roupas para ajudar. A gravata aquece o pescoço da girafa, a camisa se torna uma vela de barco, e um de seus sapatos novos, uma casa de rato. Mas… e o gigante elegante, como fica nessa história?

>>POR QUE LER: Mais um título da dupla de sucesso Julia Donaldson e Axel Scheffler, que assinam juntos O Grúfalo, esse livro fala de generosidade e do verdadeiro amor ao próximo. Com um olhar sagaz, a dupla constrói uma narrativa em que o foco vai, aos poucos, saindo da aparência do gigante para sua essência — de compartilhar com quem precisa. O que é ser elegante mesmo?

///

4. A árvore – os três caminhos

Autora / Ilustradora: Janaína Tokitaka
Temas: Ética / Aventura / Meio ambiente / Pluralidade cultural / Ficção / Autoestima / Criatividade / Relacionamento familiar / Artes / Política / Sustentabilidade / Tecnologia / Dia da Árvore / Amizade
Faixa Etária: A partir de 9 anos

Sofia não esperava a reviravolta que iria acontecer na sua vida ao conseguir abrir, finalmente, a porta misteriosa no casarão de seu avô. Lá dentro, deparou-se com uma grande árvore no centro de uma instigante biblioteca e foi recepcionada por um exótico corvo albino, que a informou sobre uma importante missão. Sofia descobriu que aquela era a Árvore da Vida, essencial para a manutenção da vida na Terra, e que a mesma estava muito debilitada.

>>POR QUE LER: Com enredo ágil, que cativa quem lê, esse livro acompanha a saga da heroína Sofia, uma corajosa jovem com quem certamente os leitores se identificarão. Uma rica fábula de fantasia genuinamente brasileira, escrita pela premida Janaina Tokitaka, autora e ilustradora.

///

5. Esopo – liberdade para as fábulas

Autor: Luiz Antonio Aguiar
Ilustradora: Márcia Széliga
Temas: Fábulas / Tradição oral / História / Imaginação
Faixa Etária: A partir de 8 anos

 

Histórias como a da raposa e das uvas, da lebre e da tartaruga ou da cigarra e da formiga são conhecidas por quase todos, mas muito pouco se sabe sobre seu criador. Neste livro, de forma intrigante e original, o autor Luiz Antonio Aguiar procura jogar luz sobre a enigmática vida de Esopo, a respeito da qual pouquíssimo se sabe. Intercalando e criando paralelos entre algumas das mais conhecidas fábulas do narrador grego com a história de sua vida, o autor cria um livro que interessará tanto aqueles familiarizados com as fábulas de Esopo quanto os que entram em contato com sua obra pela primeira vez.

>>POR QUE LER: Vencedor do Prêmio AEILIJ na categoria Texto Literário, esse livro vai costurando as fábulas atribuídas a Esopo com o que se sabe da vida desse grego. Instiga o leitor a descobrir as ligações entras as experiências do pensador e a forma que ele achou para narrá-las.

///

E você? Tem algum livro para recomendar ou uma história bacana de leitura e viagens para contar? Fique à vontade! 😉


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP