Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Volta às aulas: livros, filmes e ideias para tratar deste tema com as crianças

01/10/2020

A escola à distância ainda deve durar um tempo. Mas algumas cidades e estados estão liberando aulas presenciais, com restrições e muitos cuidados sanitários.

Como estão as crianças por aí? Animadas para reencontrar os amigos? E você? Como se sente em relação a uma volta presencial?

Inseguranças

Seja indo às aulas presenciais quando houver ou seja mantendo as crianças 100% em casa, há muitas dúvidas, incertezas, inseguranças.

E nossas inseguranças acabam refletindo de um jeito ou de outro na forma como as crianças estão lidando com esse momento.

Esses conteúdos todos, muitas vezes sentidos no nosso corpo, nas nossas emoções, no nosso inconsciente, também requerem um cuidado e um diálogo.

Diálogos sensíveis

Para lidar com essa “nova escola”, híbrida, ou só on-line, e para escutar a nós e aos pequenos nesse momento sobre esse tema tão complexo, nada melhor do que se abrir para o que é sensível em nós.

Como fazer esse diálogo sensível?

Há muitas formas, mas trouxemos aqui algumas dicas que envolvem as narrativas, as artes, o riso, divertimento e o acolhimento: livros, músicas, filmes e ideias.

Vamos nessa?

3 Livros

Separamos aqui três títulos, para faixas etárias diferentes, que tocam em temas muito especiais para enfrentar esse momento, nem sempre ligados à vivência escolar simplesmente.

1) Eric faz tibum

Autora e ilustradora: Emily Mackenzie
Tradutor: Gilda de Aquino
Temas: Medo / Amizade / Superação / Cotidiano / Criatividade / Imaginação / Coragem / Cooperação
Faixa Etária: A partir de 2 anos

Eric vive preocupado. O que seriam aqueles barulhos que ele ouve à noite? E se uma aranha estiver escondida dentro de seu sapato? Experimentar coisas novas também não é com ele. Por sorte, sua amiga Flora sempre inventa um jeito de ajudá-lo a lidar com seus medos.

>>Por que ler

O aprendizado, especialmente na infância, se dá no coletivo. E isso vale para os sentimentos e emoções também: ninguém aprende a lidar melhor com os sentimentos sozinho.

///

2) A carta do Gildo

Autora e ilustradora: Silvana Rando
Temas: Gêneros textuais / Tipos de correspondências / Amizade
Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) ou 6 anos (leitura independente)

Catarina mudou de escola no começo do ano. Um belo dia, os colegas da escola antiga receberam uma carta dela contando suas impressões sobre o novo colégio. Animados – e cheios de saudade – todos resolveram responder. Mas um furo na bolsa do carteiro mudou o rumo das correspondências, que foram parar até no sapato da mulher gorila do parque.

>>Por que ler

Além de passar na escola, a obra da querida Silvana Rando tematiza a distância entre uma colega e sua antiga turma. Como dar conta de tamanha saudade? Que estratégias eles encontram?

Mais do que mandar cartas para os amigos que estão longe, o livro pode dar o empurrão que faltava para os pequenos falarem sobre o isolamento social.

///

3) Todo mundo é misturado

Autora: Beth Cardoso
Temas: Convivência social / Identidade / Geografia / Amizade
Faixa Etária: A partir de 8 anos

Pablo, o novo menino da classe de Júlia, é boliviano. Curiosa, ela logo quer saber mais sobre ele, mas seus colegas de classe não tem uma opinião tão favorável sobre o aluno novo que veio de longe. Uma série de mal-entendidos e palavras trocadas em português e espanhol armam um cenário nada amigável para Pablo.

>>Por que ler

Para os maiores, esta obra (Finalista do Prêmio AEILIJ — Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil — na categoria Texto Literário Juvenil) traz temas que são comuns ao cotidiano escolar e faz pensar as relações.

1 Podcast

Já recomendamos esse podcast aqui, mas é tão, mas tão, mas tão legal que vale a pena ouvir de novo.

4) Maritaca

Esse premiadíssimo programa, concebido e apresentado por Mariana Piza, combina música, histórias curiosas, narração, brincadeiras, participação de crianças e dicas de livros.

Cada episódio é temático!

Estamos sugerindo dois aqui embaixo, bem interessantes para o momento. A escolha dessas duas indicações foi do Enzo, leitor que tem hoje 9 anos:

Ouça Absurdo ep. 1

Ouça Absurdo ep. 2

2 filmes

Vamos rir um pouco? Esses dois clássicos dos anos 90 podem ajudar! Já pensou ter um diretora como a de Matilda ou um professor como o de Escola do Rock?

5) Matilda

Matilda é um conto de fadas moderno sobre uma menina extraordinária e muito inteligente. Infelizmente, seus pais (Danny DeVito e Rhea Perlman) não são tão geniais — pelo contrário! —  e não percebem seu talento. Para piorar, a matriculam num colégio com uma diretora bem, digamos, estranha…

O filme está disponível no YouTube, para ser comprado ou alugado. Quem tem Netflix também assiste 😉

///

6) Escola de Rock

O guitarrista Dewey Finn é completamente anti-instituição, irreverente ao máximo, e idolatra o poder do rock and roll. Está determinado a dar a vitória ao seu grupo de rock na Batalha de Bandas local. Só que os seus parceiros o expulsam da banda. Arrasado, precisando de dinheiro para pagar o alugue, se passa por seu melhor amigo e acaba indo dar aulas numa renomada escola.

A obra pode ser vista no YouTube, comprando ou alugando. E também está disponível no Telecine Play.

///

1 ideia

Anotar o que a gente pensa e sente sempre é uma boa ideia para lidar com momentos complexos — e mesmo com os mais simples 😉

7) Cartas para registrar o momento

Que tal propor para as crianças que elas escrevam ou desenham cartas para os amigos, para os parentes, para os adulto da casa, para crianças desconhecidas em outro continente e até para elas mesmas no futuro?

Tudo bem se as correspondências não forem enviadas ou entregues agora.

O bacana aqui é ter um espaço para que elas se expressem, compartilhem e registrem, do seu ponto de vista, as emoções. Para que imaginem conversas possíveis e impossíveis 😉

Ajude-as a pensar em destinatários, materiais para usar nessa escrita / desenho / colagem, que fotos elas poderiam mandar na carta, como se apresentariam para hipotéticas crianças desconhecidas.

Divirtam-se e registrem esses momentos!

///

E você? Depois conte para a gente como foram essas experiências!

Livros Relacionados


Sem comentários no momento

Editora Schwarcz S.A. - São Paulo
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP