Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Ser pai faz bem à saúde

11/08/2019

A gente não precisa de pesquisas científicas para saber que ser pai é um delícia e faz um bem danado. Mas, mesmo assim, as pesquisas estão aí comprovando o que a gente já sabia e sentia.

Participar ativamente da criação dos filhos diminui o estresse. Uma pesquisa do Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA, por exemplo, mostra que, por mais que as birras nos tirem do sério, o envolvimento emocional com nossos pequenos e o bem-estar que isso nos traz compensa qualquer estresse e ainda sobra.

Outro levantamento, dessa vez da Brigham Young University, também nos Estados Unidos, que monitorou 198 pessoas, mostra que a paternidade ajuda a manter a pressão baixa. A autora do estudo atribui o fato à relação que se estabelece, demonstrando que uma vida emocional em dia ajuda a saúde física também.

Os pais se cuidam mais que homens sem filhos, pois há uma preocupação maior com a própria saúde, em função da responsabilidade com a prole.

Em uma live publicada ontem nos stories da Lumos Cultural, sobre a paternidade nos dias de hoje, o psicólogo Alexandre Coimbra comentou esse dado. Para ele, cuidar do outro acaba levando ao cuidado de si.

Além disso, há outras melhoras significativas na vida emocional dos homens que podem explicar um maior bem-estar e uma vida mais saudável emocional e afetivamente: pais que dividem as tarefas igualitariamente têm uma vida sexual melhor que a de antes da paternidade, revela uma pesquisa publicada na Revista Crescer.

Na vida profissional, ser um pai atuante pode ser uma igualmente positivo. Características como empatia, cada vez mais valorizada, são desenvolvidas pelo cuidar da paternidade.

 

 

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP