Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Por que os livros interativos são importantes? Saiba mais e conheça cinco deles

01/08/2019

Os pequenos adoram os livros interativos. Esse tipo de literatura diverte, surpreende e convida a criança a explorar com as mãos –elas amam! — e com a imaginação. Muitos deles sugerem que as ações das crianças, como virar a página, tocar um desenho ou fazer um som, interferem na história.

Para bebês e crianças pequenas, esse tipo de interação é muito divertido. Elas testam do que são capazes e gostam de sentir que estão no controle, já que se sabem tão frágeis e dependentes.

Livros interativos não devem ser os únicos nas bibliotecas dos bebês e das crianças pequenas. Bebês adoram poesia, por exemplo. E quem está montando a biblioteca dos filhos precisa pensar em livros diversificados, com ilustrações interessantes -que fujam do óbvio e do infantilizado.

Mas os interativos podem e devem fazer parte desse acervo, especialmente no caso das crianças pequenas. São um convite a mais à formação leitora desde cedo.

Separamos cinco títulos incríveis para indicar, lembrando que os livros interativos estão em promoção no site da Brinque-Book, com desconto progressivo de 40%. Saiba mais aqui neste link.

A verdadeira história de Chapeuzinho Vermelho

Autora: Agnese Baruzzi
Ilustrador: Sandro Natalini
Tradutora: Índigo
Temas: Clássico revisitado / Cartas e bilhetes / Jornal e cartaz / Humanos / Lobos / Boas maneiras / Convivência social / Inveja
Faixa Etária: A partir de 3 anos

Premiada pela revista Crescer em sua lista de 30 melhores livros, essa obra também ganhou o selo Altamente Recomendável da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), que destaca os melhores de cada ano.

Nesta verdadeira história de Chapeuzinho, descobrimos como a menina e o Lobo Mau se conheceram. E não foi na floresta, a caminho da casa da vovó. Interativa, a obra narra as aventuras da duplas através de cartas e com ilustras expressivas, que fizeram do livro um sucesso: mais de 15 mil exemplares vendidos.

///


Vai embora, grande monstro verde!

Autor: Ed Emberley
Ilustrador: Ed Emberley
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Ética / Conto / Seres fantásticos / Imaginação / Cores / Formas / Medo
Faixa Etária: A partir de 2 anos

O premiado artista-autor Ed Emberley criou uma maneira original de fazer com que as crianças espantem seus monstros noturnos da imaginação.

O que é que tem um nariz azul esverdeado, dentes brancos afiados e grandes olhos amarelos? É O Grande Monstro Verde! Mas, não fique assustado. Dê uma olhada neste livro cheio de recortes e veja ele se transformar diante dos seus olhos. Aí, quando estiver pronto para mostrar quem é que manda de verdade, simplesmente feche o livro e faça-o sumir.

///


Esse livro está cheio de monstros

Autor / Ilustrador: Guido van Genechten
Tradutor: Gilda de Aquino
Temas: Humor / Medo / Coragem / Monstros
Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) ou a partir de 6 anos (leitura independente)

Do premiado Guido van Genechten, que assina outras obras interativas, divertidas e bem-humoradas sucesso com os pequenos, o livro está, mesmo, cheio de monstros, que vão sendo anunciados página por página. O leitor decide se quer ou não descobrir a criatura horripilante que se esconde na folha seguinte.

Com ilustrações ultradivertidas, que se assemelham aos desenhos das crianças, cada monstro ganha vida e características assustadoras, como gostar de comer lesmas ou adorar um banho de limo. Deu para sentir o humor?

///


O que tem dentro da sua fralda

Autor: Guido van Genechten
Ilustrador: Guido van Genechten
Tradutor: Vânia M. A. de Lange
Temas: Saúde / Conto / Animais / Desfralde / Amizade
Faixa Etária: A partir de 1 ano

Mais um de van Genechten na lista: com abas e capa dura, esse livro interativo mostra aos pequenos leitores o que tem dentro das fraldas de diversos outros bebês – de muitas espécies animais diferentes. As abas revelam as surpresas que o rato curioso -assim como o leitor- vai descobrindo.

O tema é envolvente e mobilizador, especialmente para os bem pequenos…

///

Assopre, ponha o curativo e sarou!

Autor: Bernd Penners
Ilustrador: Henning Löhlein
Temas: Brincadeiras / Cotidiano / Amizade
Faixa Etária: A partir de 3 anos

Escolhido como um dos 30 Melhores Livros do Ano em 2018 pela Revista Crescer (seleção feita entre os publicados em 2017), esta divertida obra é, além de interativa, também cartonada e rimada, do jeitinho que os pequenos amam.

Conta a história de cinco bichos que, brincando ao ar livre, felizes na natureza, acabaram se machucando. Como sarar? Com muito amor e cinco curativos, que os leitores podem colar e descolar à vontade nos “dodóis”.

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP