Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Livros de qualidade para crianças? Conheça duas obras indicadas no “Listão” da revista Quatro cinco um

31/05/2019

A revista Quatro cinco um, especializada em literatura, acaba de indicar, em sua edição de maio, dois livros infanto-juvenis da Brinque-Book em seu Listão uma coluna mensal em que seleciona lançamentos do período. As indicadas são A poesia pede a palavra, da dupla Lalau e Laurabetriz, e Chapeuzinho e o leão faminto, de Alex T. Smith.

 

 

Ilustração do livro A poesia pede palavra, de Lalau (texto) e Laurabeatriz (ilustração)

O primeiro livro reúne 24 poemas da dupla Lalau e Laurabeatriz, que comemoram 25 anos de parceria e já assinaram mais de 50 obras juntos. A partir de palavras simples e pequenas — como quase, tanto, talvez –, eles criam textos e imagens poéticas repletas de rimas, metáforas, força e delicadeza.

Do vaga-lume que brilha, sozinho, numa noite cheia de estrelas, à constatação ética e poética de que eu, tu, ele, nós, vós e eles somos iguais, afinal de contas. O humor também aparece – se há mais mistério entre o céu e o telescópio, o que há entre o olhar e o caleidoscópio? E, como poesia boa deixa sempre aquele ponto de interrogação dentro da gente, aqui, a certeza fica em dúvida e nasce então um talvez!

Já a segunda obra, de Alex T. Smith, brinca com a clássica história da chapeuzinho vermelho, subvertendo algumas estruturas da obra, a começar pela geografia. Esqueça a floresta, estamos numa savana. Esqueça o lobo, este aqui é um leão. Esqueça a menina tímida e insegura. Pense numa garota alegre, esperta e que sabe cuidar muito bem de si. O leão, que se acha esperto e malvado, perde por esperar…

Blog da Brinque já resenhou essa obra, aqui. Abaixo, um trecho da resenha:

“Ao colocar a Chapeuzinho nesse lugar, Smith cria um modelo de menina forte, que vence as batalhas da vida com leveza e inteligência, defendendo sem medo aquilo em que acredita. Destaque para o momento em que ela dá uma bronca no leão por armar planos maliciosos, vendo as pessoas como inimigas, ao invés de dialogar e ter um pensamento mais coletivo.

Repare na quarta capa. Quartas capas interessantes são sempre bacanas, porque nos lembram de não perder nenhum detalhe dos livros ilustrados. Nesta obra, é ela que marca a história cronológica e afetivamente. No início, a quarta capa mostra a menina ao nascer do sol de um novo dia. No final do livro, a ilustra revela um sol se pondo, indicando que aquele dia está no fim, e dá pistas do destino de algumas outras personagens da narrativa”.

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP