Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Acampar faz bem! Um guia gratuito para levar as crianças para o mato!

19/08/2019

Estar em contato com a natureza só trás benefícios para as crianças: estimula a criatividade, melhora o desempenho na escola, melhora a capacidade de conviver e de pensar no todo, estimula atividade física, melhora a nutrição e reduz a violência. Todos esses dados podem ser encontrados aqui.

Acampar com as crianças livro sobre natureza

Guia dá dicas de como levar as crianças para a natureza. Imagem: Juju e a árvore da amizade, de Fábio Quinteiro (texto e ilustrações)

 

Acampar com os pequenos pode ser uma ótima ideia e há pelo menos oito Parques Federais, que são Unidades de Preservação, e que atendem famílias e oferecem locais para campistas.

Para estimular as famílias a “ocupar” esses espaços privilegiados de contato natural nos parques federais, Instituto Alana e ICM-Bio – Instituo Chico Mendes (do Ministério do Meio Ambiente) produziram, juntos, um guia com dicas, respostas às dúvidas mais frequentes e ainda uma lista dos parques e da estrutura que oferecem.

“Está cada vez mais difícil o contato das crianças com uma natureza mais intocada”, explica Lais Fleury, coordenadora do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, e a ideia do guia é facilitar esse acesso “ocupando” as Unidades de Conservação que oferecem essa possibilidade.

O Acampando com crianças: acampar é viver uma aventura tendo apenas a natureza e uns aos outros pode ser baixado -grátis!- aqui.

Abaixo, trouxemos algumas dicas preciosas de lá:

1- Campista de quintal

Se a família ou a criança ainda não viveram a experiência de acampar, vale a pena acampar em casa, no quintal, no jardim, na sala antes de carregar o carro com as malas e partir em busca de uma aventura na natureza.

2- Barraca emprestada

Levar uma barraca emprestada nas primeiras experiências pode ser uma boa ideia: você consegue testar os modelos que mais se adequam às necessidades da sua família e aprende a mexer nos equipamentos antes de fazer o investimento e a escolha do que será o abrigo de vocês nas viagens.

3- Na mochila: caderno, lupa, binóculos e lanterna

Lembre as crianças de levarem caderno, lápis, caneta, canetinha e tudo o mais que desejarem para que possam anotar o que viverem, numa espécie e diário de viagem. Uma das coisas mais legais do camping é criar memórias 🙂

É legal levar também lupa e binóculos -para enxergar melhor!- e também uma lanterna cada um.

///

Quer passar mais tempo na natureza e trazer essa reflexão para os pequenos? Então não se esqueça de que dia 21/8 vamos lançar Juju e a árvore da amizade, que já está em pré-venda, aqui, no site da Brinque-Book.

Aqui do lado, à direita, mais três títulos super bacanas de livros que tratam do tema criança e natureza. Se joga! 🙂

E conta para a gente nos comentários: você já acampou com crianças ou quando criança? Como foi essa experiência?


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP