Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Daniel Becker no Blog da Brinque: “Respeite o ritmo da criança no desfralde!”

18/04/2018

O Blog da Brinque começa hoje uma nova série: Livros e desenvolvimento infantil!

Dentro da categoria Brinque-Book fala sobre… vamos abordar assuntos que preocupam mães, pais e cuidadores, e conversar com grandes especialistas para responder questões e dúvidas ligadas a algumas fases do desenvolvimento das crianças. Em paralelo, vamos contar com a ajuda dos livros ilustrados para transformar essas fases em momentos ainda mais fortes de afeto e leveza.

Nessa estreia, o tema é desfralde, já que as famílias têm muitas perguntas e frequentemente recebemos depoimentos dizendo como nossos livros ajudaram nesse processo. E para falar sobre isso, convidamos o pediatra, palestrante e escritor Daniel Becker, pioneiro da pediatria integral no Brasil e autor do blog Pediatria Integral.

O desfralde, sabemos, é um marcador importante no desenvolvimento da criança, um ganho de autonomia e um processo que pode deixar os adultos – e os pequenos – inseguros. Assim, é fundamental respeitar o ritmo da criança – não são os adultos que devem tirar a fralda, mas a criança que deve deixá-la. Isso porque um desfralde traumático, com pressão, broncas e cobranças pode provocar nela um problema comum, que é a prisão de ventre funcional.

Becker explica: “O perigo do desfralde é envolver a pressão excessiva e transformar o processo em algo traumático, que vai acabar provocando um problema comum, em função do medo do desfralde. E isso cria um ciclo vicioso. A criança sente dor, ela prende mais, as fezes ressecam mais, ela sente mais dor”, levando a um quadro complicado de se desfazer. “A gente tem que prevenir, evitar isso ao máximo, através de um desfralde saudável.”

“Um presente incrível” / Guido van Genechten (texto e imagens)

Desfralde saudável e os primeiros sinais

“O desfralde saudável envolve justamente respeitar o ritmo da criança”. Para isso, é preciso ouvi-la e observá-la. Os primeiros sinais de que ela pode estar pronta para desfraldar, explica Becker, são os avisos, que começam a aparecer geralmente depois de ela ter evacuado (“mamãe, fiz cocô”) e vão, depois, acontecendo antes (“mamãe, vou fazer cocô” ou “quero fazer cocô”). Nessa fase, já é possível sugerir à criança que use o penico ou o redutor de assento, preferido pelo pediatra – neste caso, Becker recomenda o uso de um banquinho ou de uma pequena escada que sirva como apoio para os pés da menina ou do menino, para facilitar no esforço de evacuação. “Sem apoio para os pés a criança não consegue evacuar direito, ela fica sem equilíbrio e fica com medo.”

É normal vazar uma vez ou outra

“A partir de um certo momento, quando a criança já demonstar uma certa aptidão, deixe-a andar peladinha pela casa”, recomenda Becker. E se escapar? “Uma ou outra vez acontece, é normal fazer cocô na calcinha ou na cueca, não é pra brigar, mas pra respeitar. E dizer ‘ah, não faz mal, da próxima vez você vai conseguir fazer no vaso'”, diz o pediatra.

Se a criança estiver com medo, não tem problema.
Recoloque a fralda e tente depois, respeitando seu tempo

Não tem momento certo. As crianças começam a dar sinais de que estão prontas a partir de 1 ano e 10 meses, 2 anos ou mais. Estão, em geral, no auge por volta de 2 anos e 3 meses, 2 anos e meio. Mas não há uma regra, muito menos “idade certa”. Algumas vão desfraldar mais tarde e não há qualquer problema nisso.

“Apertado” / Guido van Genechten


Voltando atrás

Se a criança demonstrar que está com medo, não tem problema, basta dizer “vamos colocar a fralda mais um pouquinho” e esperar para retomar o processo quando ele parecer menos assustador. Se ela estiver pedindo para ficar sem fralda, mas sistematicamente fazer xixi e cocô no chão, ainda se negando a usar o penico ou redutor de assento, Becker recomenda a não forçar: “Devolva as fraldas e explique que a gente não faz no chão, que se ainda está difícil fazer no penico, tudo bem, mas que se for ficar sem fralda, então é preciso usar o vaso.”

Gostou do nosso primeiro post? Comente aqui e deixe um assunto que você gostaria que fosse abordado pela nossa Redação.

 


Comments ( 2 )

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP