Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Cinco livros infantis para alimentar a imaginação das crianças

23/08/2019

Na infância, a imaginação está à flor da pele. Ótimo! Imaginar é das principais capacidades do ser humano. Especialistas que se debruçam sobre o tema da imaginação mostram que, por meio dela, aprendemos mais com os erros e conseguimos antever possibilidades para tomar decisões complexas.

Os livros e as artes em geral  podem ajudar -e muito- as crianças a continuar alimentando essa capacidade.

Bruxas, duendes, fadas, seres fantásticos no livro para crianças

Bruxa, bruxa, venha à minha festa, de Arden Druce (texto) e Pat Ludlow (ilustrações)

A literatura “conversa” diretamente com os sentimentos e, no nível consciente, com a criação dos mundos fantásticos tão necessários para o desenvolvimento emocional saudável de nossos filhos.

Não à toa, as crianças adoram livros de bruxas, fadas, princesas e seres fantásticos. Elaboramos uma lista com cinco obras –premiadas e / ou com alta qualidade literária– para ajudar você a alimentar o cérebro de seu pequeno imaginático 😉

1- Vá embora, grande monstro verde

Autor: Ed Emberley
Ilustrador: Ed Emberley
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Ética / Conto / Seres fantásticos / Imaginação / Cores / Formas / Medo
Faixa Etária: A partir de 2 anos

O premiado artista-autor Ed Emberley criou uma maneira original de fazer com que as crianças espantem seus monstros noturnos da imaginação. O Grande Monstro Verde, feito de recortes e páginas interativas, surge assustador. Ou desaparece. Quem decide quando acontece uma coisa ou outra é ninguém menos que o pequeno leitor!

2- Bruxa, bruxa, venha à minha festa

Autor: Arden Druce
Ilustradora: Pat Ludlow
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Leitor personagem / História cumulativa ou repetitiva / Bruxas / Seres fantásticos / Brincadeiras / Dia das Bruxas / Halloween (31 de Outubro)
Faixa Etária: A partir de 2 anos

Este livro, que é referência no assunto, conta uma história de repetiçã0 -aquela em que trechos da narrativa se repetem, recurso narrativo que os pequenos adoram! A bruxa é convidada para uma festa. E responde que só vai se o gato for. O gato é convidado para uma festa. E responde que só vai se o espantalho for. Assim, uma galeria de personagens assustadores desfila pelas páginas da obra, em ilustras de um hiper-realismo assustador. Por isso, foi a obra escolhida como a mais a querida pelos leitores numa enquete da Brinque.

>>Neste artigo, a especialista Fabíola Duarte comenta sobre a relação afetiva que ela tem com essa obra e conta porque gosta tanto dela.

3- Carona na vassoura

Autora: Julia Donaldson
Ilustrador: Axel Scheffler
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Poesia / Rima / Animais / Bruxas / Dia das Bruxas / Halloween (31 de Outubro) / Amizade / Solidariedade
Faixa Etária: A partir de 3 anos

Eleito pela Revista Crescer  como um dos melhores livros 55 melhores livros infantis, numa lista editada em 2006, essa obra rimada é também um conto de acumulação, duas características narrativas que encantam os pequenos. Na história, uma simpática bruxa, do alto de sua vassoura, deixa cair diversos objetos, que são recuperados por novos amigos, a quem ela abriga em seu inusitado meio de transporte.

4- O duendo da ponte

Autora: Patricia Rae Wolff
Ilustradora: Kimberly Bulcken Root
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Ética / Adivinhação / Humanos / Seres fantásticos / Astúcia / Incentivo ao conhecimento
Faixa Etária: A partir de 4 anos

Para chegar à escola, Teo precisa atravessar uma ponte. Porém, embaixo da ponte mora um duende medonho e terrível, que cobra pedágio de quem quiser atravessá-la. Como Teo não tem dinheiro e precisa ir à escola, propõe ao duende um jogo de adivinhas e charadas. Se ganhar, terá o direito de atravessar a ponte sem pagar. Será que Teo conseguirá chegar à escola todos os dias? Ganhador do selo Altamente Recomendável da FNLIJ.

5- Criaturas mágicas

Autor: Jim Pipe
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Aventura / Livro interativo / Seres fantásticos / Dia das Bruxas / Halloween (31 de Outubro)
Faixa Etária: A partir de 8 anos

Criaturas mágicas levará os leitores a um mundo fantástico e surpreendente, onde podem ficar cara a cara com seres mágicos e saber sobre seus hábitos e curiosidades. Com o auxílio das sequências de Realidade Aumentada, você poderá se transformar num goblin, enganar um gigante, ser enfeitiçado por uma fada e até chocar um ovo de dragão!

E você? Conta para a gente qual é seu personagem fantástico favorito?


Comments ( 2 )

  • Acho a proposta de indicação de livros para os pequenos muito boa. Mas lamento muito que vocês não tenham conseguido encontrar nem unzinho que fosse brasileiro, de tantos bons que tem. Uma pena.

    • oi, Renata, tudo bem? Obrigada pelo comentário. Tem razão de ter chamado atenção para esse fato. Temos mesmo ótimas obras brasileiras e vamos fazer uma listinha especial com os nacionais. 🙂 Abraços, Equipe Blog da Brinque

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP