Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

5 livros sobre amizade para conversar e ler com as crianças

17/07/2019

Manu e Mila não concordam sobre o que é felicidade. Pedro e Tina são diferentes em tudo. Nhac não sabe dividir; já Olivia não consegue guardar segredos. Como são os seus amigos?

Dia 20 de julho é quando se celebra internacionalmente aquele que está sempre do lado da gente. Será que a amizade e as relações, tão essenciais na nossa vida, têm recebido nossa atenção e afeto? Vamos comemorar conversando sobre isso?

Amizades variadas

Separamos cinco obras imperdíveis – algumas delas premiadas – que mostram um mosaico de possibilidades e amizades de todos os formatos, cores e tamanhos, assim como na vida.

São livros que amamos e que, com certeza, rendem boas prosas com os pequenos -e grandes- sobre diferenças, afeto, relação.

Inspire-se nesta lista cheia de afetos! 🙂


1) Olívia e o grande segredo

Autora: Tor Freeman
Ilustradora: Tor Freeman
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Humor / Convivência social / Amizade
Faixa Etária: A partir de 2 anos

Essa obra foi a estreia da inglesa Tor Freeman no catálogo da Brinque-Book. Premiada ilustradora freelancer de quadrinhos e animações, a artista tem uma linguagem bem característica, que se inspira nos comic books e nas fábulas: suas personagens são, quase sempre, animais.

É o caso de Olívia e de sua amiga Malu, que contou um segredo à gata, pedindo sigilo absoluto. Mas Olívia resolveu contar só para uma pessoa, uma pessoinha só. E você? Conhece alguém que já passou por essa situação?

>>Marina Bastos já contou essa história para a gente. Veja aqui!

Você consegue guardar um segredo? Imagem: Olívia e o grande segredo, de Tor Freeman

///

2) Manu e Mila

Autor: André Neves
Ilustrador: André Neves
Temas: Amizade / Ponto de vista / Brincadeiras / Imaginação / Dia do Amigo e Internacional da Amizade (20 de Julho)
Faixa Etária: A partir de 3 anos

Num dia lindo de sol, “perfeito para encontrar a felicidade”, os amigos Manu e Mila decidem brincar juntos no quintal. Será que a felicidade estaria por lá? Para Mila, a resposta óbvia seria: claro! Afinal, a felicidade está aqui pertinho, nas pequenas coisas.

Manu, no entanto, discorda. Para ele, ser feliz é algo que se encontra lá longe, nas coisas grandiosas. Delicado e premiado, esse livro de André Neves, que dispensa apresentações, é uma conversa poética e simbólica sobre a vida e as relações.

>>Manu e Mila recebeu o selo Altamente Recomendável da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), que premia as melhores obras do ano.

>>Quer saber o que inspirou André Neves a escrever esse livro tão delicado e profundo? Ele conversou, aqui, com a gente sobre isso – e também sobre ilustração, literatura, infância, processo criativo…

A amizade (e a felicidade) será que está nas pequenas coisas? Imagem: Manu e Mila, de André Neves

///

3) Nhac!

Autora: Carolina Rabei
Ilustradora: Carolina Rabei
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Convivência social / Solidariedade / Superação / Amizade / Solidariedade
Faixa Etária: A partir de 2 anos

O porquinho da índia Nhac adora comer! Leva uma vida tranquila em sua gaiola, onde tem conforto e comida à vontade. Até que o ratinho Coalho aparece por lá… Se compartilhar e conviver é difícil, ficar sozinho é pior ainda quando o afeto já tomou conta do coração da gente. O que será que Nhac vai fazer? Uma divertida fábula sobre amizade.

>>Resenhamos Nhac! aqui, neste link. Venha dar uma espiada!

Para as crianças, nem sempre é fácil compartilhar. É uma questão de amadurecimento — e, às vezes, de amizade! Imagem: Nhac, de Carolina Rabei

///


4) Pedro e Tina

Autor: Stephen Michael King
Ilustrador: Stephen Michael King
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Ética / Conto / Humanos / Convivência social / Opostos / Amizade / Respeito às diferenças
Faixa Etária: A partir de 2 anos

Esta obra do premiado e consagrado australiano Stephen Michael King recebeu – não à toa – o selo Altamente Recomendável da FNLIJ (Fundação Nacional de Livro Infantil e Infantil Juvenil). Conta a história de Pedro, que fazia tudo de um jeito diferente e único, e de Tina, que, ao contrário, fazia tudo certinho.

“Um dia, de manhã bem cedo, quando estava andando de costas contra o vento, Pedro deu um encontrão em Tina”. Delicada metáfora sobre o amor, o equilíbrio e como aprendemos e crescemos com as pessoas e as relações.

>>O autor, que começou a desenhar aos 9 anos, quando ficou parcialmente surdo, esteve no Brasil no ano passado, a convite da Brinque-Book. Veio lançar O urso de todas as coresNa ocasião, contou para uma animada plateia o que o inspirou a criar os personagens deste livro.

>>Aqui, ele conversou com a gente sobre literatura, expressão, arte, sentimentos, numa deliciosa entrevista por e-mail.

Na metáfora de Stephen, cada um, a seu modo, contribui para a criação dessa casa tão incrível. Imagem: Pedro e Tina, de Stephen Michael King

///


5) Eu quero um amigo

Autora: Anette Bley
Ilustradora: Anette Bley
Tradutora: Hedi Gnädinger
Temas: Ética / Conto / Humanos / Convivência social / Admiração / Dia do Amigo e Internacional da Amizade (20 de Julho) / Amizade / Respeito às diferenças
Faixa Etária: A partir de 3 anos

Você quer um amigo? Daqueles que riem até a barriga doer? Ou dos que te incentivam a não desistir? Dos que aparecem de vez em quando é uma aquela emoção? Ou dos que estão sempre por perto? Dos que leem com você? Ou dos que te desafiam a mexer o corpo?

Nesta delicada história, contada com ilustrações vibrantes e coloridas, o narrador vai descrevendo os tipos de amigos que gostaria de ter e o que seria marcante na relação com eles.

As ilustrações complementam o sentido da obra, revelando o que, muitas vezes, não está no texto. Não existe amigo ideal, mas o leitor descobre que a amizade pode estar em muitos rostos.

Um amigo pra dançar até a última música da playlist? Bóra! Imagem: Eu quero um amigo, de Anette Bley

///

E você? Conta pra gente sobre sobre as amizades — e livros — que aquecem seu <3

Livros Relacionados


Sem comentários no momento

Editora Schwarcz S.A. - São Paulo
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP