Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

30 melhores livros da Revista Crescer: conheça as obras da “Brinque-Book” escolhidas para a lista

04/06/2019

Todos os anos, a Revista Crescer seleciona os melhores livros infantis publicados no Brasil e divulga uma aguardada lista com o que de melhor se editou em literatura para crianças. As escolhas são feitas por um grupo de 42 especialistas — cujos nomes saem publicados na mesma reportagem — e há um título escolhido pelos leitores.

Nesta 14.a edição da seleção, que acabou de chegar às bancas na revista de junho, há obras tematizando e homenageando o livro e a arte, a amizade, a criatividade, o grande valor das pequenas coisas… “Mais do que nunca, essa é uma lista que traz valores necessários para criarmos cidadãos comprometidos com os direitos humanos e o meio ambiente, que possam fazer com que os próximos anos sejam lembrados pelo afeto, a consciência e o respeito.”, diz o texto que abre a lista.

Nada menos que quatro livros publicados pela Brinque-Book em 2018 estão entre os 30 melhores eleitos pelos especialistas da Crescer. A seguir, você conhece melhor cada um deles:

Manu e Mila

 

André Neves (texto e ilustrações)
Recomendado para crianças a partir de 3 anos

Do premiado André Neves — que já levou um Jabuti por Obax –, o livro narra uma manhã de brincadeira entre os dois amigos que dão nome à obra. Sob um céu azul anil, “perfeito para encontrar a alegria”, Manu e Mila trocam ideias sobre onde se esconde essa tal felicidade: para Mila, está nas pequenas coisas, aqui pertinho, como uma joaninha. Mas Manu acha que a felicidade vem de longe, dos feitos grandiosos, e chega nas asas de um besouro. Em letra bastão, facilita a leitura autônoma.

>>Neves já conversou com o Blog da Brinque sobre o livro, aqui. Vale a pena ler esse bate-papo.

>>A qualidade do livro foi reconhecida também pela FNLIJ — que concedeu o selo Altamente recomendável — e pela AEILIJ — em cujo prêmio a obra esteve entre as finalistas.

>>Aqui, você lê a resenha completa de Manu e Mila.

Ilustração do livro Manu e Mila, de André Neves

O gigante mais elegante da cidade

 

Julia Donaldson (texto) e Axel Scheffler (ilustrações)
Tradução: Gilda de Aquino
Recomendado para crianças a partir de 3 anos

A dupla mais bacana da cidade — autores que, juntos, assinam títulos como O Grúfalo e Carona na vassoura —  criou uma encantadora história sobre o Jorge, um gigante que estava sempre mal vestido, coberto com uma velha camisola sem graça. Um dia, ele decide repaginar o visual: passa numa loja e compra tudo a que tem direito, até gravata e meias elegantes. Mas, no caminho, encontra uma girafa com frio — e lhe dá a gravata –, um rato sem casa — lá se vai o sapato –, um bode com barco sem vela — adeus, camisa… De ajuda em ajuda, o gigante vai mostrando o que realmente vale a pena. A repetição vai animar os pequenos!

>>Blog da Brinque fez uma resenha desta divertida obra aqui, ó!

>>E aqui, uma curiosidade divertida: Julia Donaldson, a autora, foi condecorada pela realeza da Inglaterra pelo conjunto de sua obra e recebida pelo príncipe William, que garantiu a ela que Grúfalo  é livro preferido dos três filhos.

Ilustração do livro O gigante mais elegante da cidade, de Axel Scheffler (ilustrações) e Julia Donaldson (texto)

A fabulosa máquina de amigos

 

Nick Bland (texto e ilustrações)
Tradução: Gilda de Aquino
Recomendado para crianças a partir de 3 anos

Nesta fábula moderna, nada como um tema igualmente moderno: o uso do celular pelas crianças e as relações cada vez mais virtuais e menos concretas. O autor, de livros premiados como A árvore magníficaO livro errado, conta a história de Pipoca, a galinha mais bacana e simpática da fazenda, que animava a vida de todos com sua companhia e suas palavras inspiradas: adorava dizer maravilhosofabuloso. Acontece que, um dia, ela encontrou um misterioso retângulo iluminado que dizia “olá” para ela. Será que ele era um amigo? De “olá” em “olá” com o estranho aparelho, Pipoca descobriu onde morava a verdadeira amizade — e não era entre os novos “amigos”… O livro tematiza também, de forma sutil e lúdica, os perigos da internet.

>>Aqui, neste post, entrevistamos especialistas sobre os limites do uso da tecnologia pelas crianças.

Ilustração do livro A fabulosa máquina de amigos, de Nick Bland

Parabéns para você

 

Nicola Slater (texto e ilustrações)
Tradução: Gilda de Aquino
Recomendado para todas as idades

Dona Ursa vem pelo caminho, tocando sua flauta. O alegre Texugo toca, pelos campos, seu violão. Pela ponte, chega a gata, com seu violino. Aonde eles estão indo? Hoje é um dia muito especial para a lontrinha. Ela ouve a música, mas não adivinha o que a espera. E você? Consegue descobrir? Sabe o que vai acontecer quando todos os amigos tocaram suas músicas ao mesmo tempo? Interativo, cartonado e repleto de rimas, esse livro-festa de aniversário tem velinha que acende e música em todas as páginas. Com as belas e coloridas ilustrações de Nicola Slater, é um presente ideal!


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP