Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Silvana Rando no mundo da ilustração

09/10/2013

Esta é a última semana do concurso cultural “Toda Criança é Artista” (clique aqui para saber como participar). E para falar de desenhos e inspirações, trazemos para o <strong”>Blog da Brinque-Book uma conversa com a ilustradora Silvana Rando – de Gabriel, Clara, Peppa e Gildo. Adoramos o trabalho dela e, pelo visto, as crianças também. Se passear por nosso álbum de desenhos no Facebook, onde estamos divulgando todas as obras dos nossos pequenos artistas, vai ver que muitos de seus personagens estão ali fazendo a festa! Boa leitura!

 

Brinque-Book: Qual era sua relação com o desenho quando criança?
Silvana Rando: Era desafiadora, pois meu sonho era desenhar o personagem Tambor da Disney, amigo do Bambi. Ficava horas tentando. Eu era muito persistente. Isso deve ter me ajudado com a carreira.

De que lugar do mundo saem seus personagens, tão cheios de personalidade, divertidos e marcantes?
Da Silvanalândia!

Quando encontra com as crianças, o que elas costumam dizer em relação ao seu trabalho?
Uma vez, uma amiga da minha filha me viu trabalhando e perguntou: puxa, você ganha pra fazer isso? Não sei bem o que ela quis dizer com isso [risos]. Mas o mais gostoso é quando as crianças reconhecem o meu trabalho, tipo esse é um desenho da Silvana Rando. Isso é muito legal!

Sua filha te inspira nessa criação também?
Sim, bastante. Tanto que meu próximo livro terá ela como personagem.

O que os pais podem fazer para incentivar a criança a desenhar?
Acho que toda criança gosta de desenhar. Um grande papel em branco, tintas e lápis coloridos, não tem quem resista. Deixe que elas criem com liberdade e sem críticas, por favor!

Fale um pouquinho sobre o processo de ilustrar um texto pronto, e do outro que é estar mais solta até mesmo para criar as imagens antes das palavras.
É claro que gosto mais de ilustrar minhas ideias, pois tenho maior liberdade.  Mas recebo muito textos bacanas que me divirto fazendo.

O que você diria para quem nos lê e sonha em trabalhar com ilustração?
O livro infantil é minha grande paixão, principalmente as ilustrações. Passei muitos sábados em livraria, no setor infantil, só pesquisando. Trabalhei em Bienal, em livraria, tudo por gostar desse universo. Minha formação acadêmica? Ciências Contábeis! Não estudei desenho, ou artes plásticas, nada desse tipo. Foi tudo de improviso mesmo…

“Sete Cachorros Amarelos” vem aí (e que livro incrível!). Esse é um ótimo caso em que a imagem e o texto precisam mesmo um do outro para tudo fazer sentido, não acha?
Sim, dessa vez eu fiz uma história escrita e outra ilustrada. Se você ler o livro sem os desenhos, terá uma história completamente diferente.

Por último, é possível definir quem é quem dos personagens que já criou?
Às vezes faço algumas homenagens, mas não é sempre. No “Sete Cachorros Amarelos”, por exemplo, aparece minha filha Verônica e seu cachorro Dudu.

Agora sim, para terminar mesmo, o que está achando do concurso “Toda Criança é Artista”?
Puxa, eu queria ser criança para participar desse concurso! Eu escolheria desenhar o Grúfalo. Adoro ele…

**Para quem gostou do papo, leia a entrevista que fizemos com a especialista em infância Sandra Medrano, sobre a importância do desenho no desenvolvimento da criança.

Livros Relacionados


Sem comentários no momento

Editora Schwarcz S.A. - São Paulo
Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32
04532-002 - São Paulo - SP