Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Para fazer com os pequenos? Confira 7 dicas inspiradas numa obra de Nick Bland

14/05/2020

Pipoca era a galinha mais simpática da fazenda Fricotico. Dizia “olá” para todos os amigos pela manhã, contava histórias para distrair as vaquinhas e alegrava a vida de todos.

Até que um dia, encontrou no celeiro um misterioso retângulo iluminado, que dizia “olá” para ela.

Uma caixa brilhante que diz “olá”? A simpática Pipoca logo achou uma boa ideia! Imagem: A fabulosa máquina de amigos, de Nick Bland

Você conhece esse livro? Do premiado autor e ilustrador Nick Bland, A fabulosa máquina de amigos nos faz refletir sobre os limites — e os sinais de alerta — do uso da tecnologia pelas crianças.

Uma boa leitura para um momento em que estamos todos confinados em casa, lidando com crianças cheias de energia, não é mesmo?

Dicas de atividades com os pequenos

A tecnologia tem nos ajudado muito nesse momento de isolamento social. Falamos com quem amamos, trabalhamos, entretemos os pequenos.

Mas é sempre bom lembrar que, para as crianças, a vida acontece muito mais no mundo concreto. E esse livro pode ser um bom ponto de partida para pensar e até para ouvir os filhos sobre esse tema do uso das telas.

O que as crianças têm a dizer? Ouvir pode significar prestar atenção num desenho, entrar numa brincadeira, observar o que os pequenos imaginam…

Elaboramos sete sugestões de atividades e de conversas para fazer com nossos filhos — ou para eles brincarem sozinhos — a partir desse livro de Bland (que também escreveu clássicos como O livro errado Urso rabugento).

1-) Para imaginar

Como seria uma máquina de amigos? Vamos esquecer a figura do celular e soltar a imaginação! Instigue os pequenos a pensarem em: o que seria uma máquina desse tipo; como funcionaria; que tipo de amigos as crianças gostariam de encontrar pela máquina; quais são os amigos mais queridos que elas já conhecem; o que eles têm de especial…

Depois dos comentários das crianças, que tal sugerir que elas desenhem a máquina de amigos que acabaram de inventar?

2-) Para sentir e brincar

Se você conhece os livros de Bland, já sabe que as ilustrações dele são muito divertidas, irreverentes, expressivas.

Uma forma interessante de falar de sentimentos com as crianças e, ao mesmo tempo, diverti-las, é propor que observem bem as expressões faciais das personagens do livro e tentem adivinhar o que elas estão sentindo.

Se seus filhos ainda não forem alfabetizados, você pode anotar para eles cada um dos sentimentos que eles associam às personagens.

A simpática Pipoca adora conversar e brincar com os animais da fazenda. Mas um aparelho estranho começa a atrapalhar as relações. Imagem: A fabulosa máquina de amigos, de Nick Bland

Depois, peça que eles representem, usando o próprio corpo e as próprias expressões, esses mesmos sentimentos. Que cara tem uma pessoa animada? E como ela se move?

Vai ser muito revelador e divertido para pequenos e grandes 😉

3-) Bora conversar?

A gente sempre foca no uso que as crianças fazem das telas. Mas o que será que elas pensam de como nós, adultos, usamos nossos aparelhos?

Você pode perguntar isso às suas crianças, que tal? Como seus filhos acham que você usa seu celular? O que eles sentem ai ver você diante das telas? Como pais e mães se comportam quando estão com os
aparelhos? O que as crianças sentem diante disso? E elas? Usam celular?

4-) Para os amigos

São os amigos reais — e não os imaginários da máquina de amigos — que salva Pipoca no final do livro, quando os “amigos” da máquina mostram sua verdadeira intenção.

Em que situações os amigos das crianças foram importantes para elas? Que tal se elas escreverem uma carta para eles? O que elas gostariam de dizer? Essa carta pode ser enviada por e-mail, pelo WhatsApp ou até mesmo numa mensagem de áudio!

Vale desenhar também!

5-) Pequenas pesquisadoras

As crianças são ótimas pesquisadoras. Se você tem filhos já na fase dos porquês, sabe bem do que a gente está falando. E se elas pesquisarem os animais que aparecem nessa história?

O que elas sabem sobre as galinhas? Sabia que essas aves podem ser descendentes dos dinossauros? Aqui, neste post, falamos um pouco sobre isso.

Você pode ajudar as crianças a pensarem no que querem descobrir sobre esses animais. E então ajudá-las a descobrir onde pesquisar.

Neste outro post, indicamos livros informativos, jornais, revistas, podcasts e até um documentário sobre natureza para ver com as crianças. Corre lá!

Tem ótimos documentários sobre a vida na Terra em serviços de stream como Netflix e Amazon. E sempre vale um pulo no site da revista CHC – Ciência das Crianças Hoje.

6-) Um HQ pra chamar de seu

Histórias em quadrinhos — as HQs — são ótimas pra crianças em fase de alfabetização: os diálogos simples e diretos nos balões, as ilustrações que complementam o sentido da história e os textos em letra maiúscula ajudam muito!

As conversas que Pipoca estabelece pelo celular são apresentadas por meio de balões de fala que apenas dizem “olá”.

Que tal pedir para as crianças inventarem um diálogo que Pipoca poderia ter com seus amigos virtuais? Ou com outros personagens da fazenda?

A galinha mais simpática pode inspirar as crianças em suas próprias criações! Bora! Imagem: A fabulosa máquina de amigos, de Nick Bland

Eles podem escolher três imagens para criarem balões de pensamento, buscando dar voz a essas personagens.

Por exemplo: na página 18, o cavalo poderia estar pensando: “Poxa, a Pipoca derrubou todas as maçãs e nem percebeu!”; na página 8, o porco poderia pensar: “Eu adoro quando a Pipoca vem me visitar no chiqueiro!”; e assim por diante.

Inspirados pelo Nick Bland, os pequenos poderiam criar seu próprio livro! Ou HQ! Que história contariam?

7-) Vamos às listas!

Fazer listas é muito divertido! Dê algumas ideias de listas que as crianças podem fazer. Que tal uma com curiosidades sobre a vida das galinhas? Ou então: todos os amigos preferidos e o que eles têm de mais legal! Cinco momentos em que foi ótimo ter amigos?

Ou ainda: nomes engraçados para dar pra uma galinha. Pipoca é divertido. Mas já pensou uma galinha se chamar Maria Joaquina Augusta Benedita de Albuquerque? Ou então Masca Milho?

E se os pequenos inventassem nomes novos para as espécies de animais? Como eles chamariam os cavalos? E os lobos? Por quê?

///

A fabulosa máquina de amigos

Autor: Nick Bland
Ilustrador: Nick Bland
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Tecnologia / Convivência social / Amizade /
Dia do Amigo e Internacional da Amizade (20 de Julho)
Faixa Etária: A partir de 3 anos
                                                    R$ 44

>>Esse livro está com 25% de desconto na Amazon! Corre lá!<<

///

E você? Conte para a gente como foram as brincadeiras por aí!


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP