Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

11 dicas de livros, podcasts, informativos e série para aprender em casa

07/04/2020

As crianças são naturalmente curiosas. Por que o mar é salgado? De onde vem a chuva? Por que a lua é redonda? O que é estação de tratamento de esgoto? Como foi que o universo começou?

Perguntas não faltam. E, nesse momento de isolamento social, buscar e achar respostas para essas dúvidas pode ser uma atividade prazeirosa, divertida e, claro, instrutiva.

Onde encontrar respostas?

Para os pequenos, é instigante investigar, descobrir, fazer novas perguntas. Nem sempre nós, adultos, precisamos responder todas as dúvidas.

Ao contrário: é bacana dar as ferramentas para que as crianças mesmas pesquisem, procurem, encontrem.

Insetos e o mundo natural interessam demais às crianças. Imagem de Olha que eu viro bicho… de jardim!, de Lalau (texto) e Laurabeatriz (ilustrações)

Para a educadora Maria Montessori, o papel dos adultos não é ensinar as crianças, mas apoiá-las para que aprendam.

E há muitas ferramentas e possibilidades para isso: de um livro de ficção a um jornal de ciência para crianças e jovens!

Listamos aqui 11 opções — que incluem até podcasts e série de TV — muito especiais para explorar com os pequenos cientistas que você tem em casa.

Livros 

De crianças bem pequenas a adolescentes; da origem do universo à biografia de brasileiros notáveis.

1) É assim que eu sou

Autor: Pierre Winters
Ilustradora: Eline van Lindenhuizen
Tradutor: Arthur Diego van der Geest
Temas: Saúde / Livro informativo / Enciclopédico / Higiene / Sentidos / Corpo humano
Faixa Etária: A partir de 4 anos

 

Como é que o corpo funciona? Imagem de Eu sou assim e vou te mostrar, de Pierre Winters (texto) e Eline Van Lindenhuizen

Neste livro, você vai aprender tudo sobre o corpo humano de uma forma muito divertida e não entediante.

>>POR QUE LER: com abas internas, um grande mapa explicativo e ilustrações que auxiliam no aprendizado, o livro trata do conteúdo de forma divertida.

///

2) Estrelas e planetas

Autor: Pierre Winters
Ilustradora: Margot Senden
Tradutor: Arthur Diego van der Geest
Temas: Livro informativo / Enciclopédico / Astronomia / Sistema solar
Faixa Etária: A partir de 4 anos

Você quer saber tudo sobre estrelas e planetas? Aqui, você terá muitas informações sobre a Terra, a Lua, o Sol, as estrelas e outros planetas. Por que existe o dia e a noite? Por que o formato da Lua muda? o Sol é uma estrela? Que planetas existem?

>>POR QUE LER: Da mesma série do anterior, aborda esses temas de forma divertida e ensina conhecimentos de forma fácil de entender. Repleto de abas e mapa explicativo.

///


3) Como eu cheguei aqui?

Autor: Philip Bunting
Tradutor: Gilda de Aquino
Temas: Teoria Big Bang / Origem do universo / Identidade / Evolução das espécies / Cidadania / Responsabilidade / Respeito às diferenças / Humor
Faixa Etária: A partir de 4 anos (leitura compartilhada) ou 6 anos (leitura independente)

Como eu cheguei aqui? Para responder a essa pergunta, o livro traça a sua história desde o Big Bang (teoria que explica a origem do universo) até o seu nascimento. A tarefa não é fácil, mas, com muita graça e simplicidade, nosso autor começa a apresentar a formação das estrelas, do sistema solar, do planeta Terra, dos primeiros seres vivos até chegar a você.

>>POR QUE LER: De forma irreverente, simples e divertida, o autor aborda as origens -do universo e da vida. As ilustrações complementam as informações, acrescentando outros sentidos e ainda mais humor.

Leia um trecho aqui.

///

4) Dino e Saura

Autor: Fernando Vilela
Ilustrador: Fernando Vilela
Temas: Dinossauros / Amizade / Respeito às diferenças / Amor / Solidariedade / Pluralidade cultural
Faixa Etária: A partir de 3 anos

Certa manhã, o ovo de uma fêmea Oxalaia foi parar no ninho de outra da mesma espécie. Tudo poderia ter passado despercebido não fosse um pequeno detalhe: os ovos tinham cores diferentes. O filhote vermelho, ao nascer, não é muito bem recebido pelos demais membros da nova família, todos azuis. Só consegue fazer amizade com uma pequena dinossaura do grupo. Sofrendo com tanta incompreensão, Dino resolve ir embora e Saura decide se unir a ele. Juntos, empreendem uma viagem que os leva aos Oxalaias vermelhos, com quem Dino se identifica.

>>POR QUE LER: Do premiado Fernando Vilela, essa ficção traz informações precisas sobre espécies brasileiras de dinos. As ilustrações vibrantes complementam história e informações. Não à toa, foi um dos escolhidos para representar o Brasil na principal feira do livro infantil do mundo.

///


5) Era uma vez 20

Autora: Luciana Sandroni
Ilustradores: Guilherme Karsten e Natália Calamari
Temas: Biografia / Identidade / Criatividade / Infância / Cultura brasileira
Faixa Etária: A partir de 8 anos

Falamos tanto de superpoderes que às vezes nos esquecemos de que seres de carne e osso também são heroínas e heróis! Neste livro informativo, apresentamos a biografia de 20 personalidades – 10 mulheres e 10 homens – que viveram em épocas diversas e se destacaram em diferentes áreas de atuação.

>>POR QUE LER: Focando a infância dessas e desses notáveis brasileiros, Sandroni ficcionaliza trechos para dar ainda mais ênfase à biografia,escrita a partir de extensa pesquisa.

Leia um trecho aqui.

///

Podcasts

Para crianças pequenas e também para os maiorzinhos.

6) Maritaca

A partir de contações de histórias, músicas, brincadeiras, informações, a apresentadora Mariana Piza traz temas como invenção, cinema, medo, diferente, palavra, dinossauros, absurdo, e até cocô e xixi.

Ouça aqui três dos nossos preferidos: Insetos, Absurdo e Absurdo 2.

>>POR QUE OUVIR: Vencedora do prêmio APCA em 2016, Maritaca explora temas do interesse das crianças — um tema por episódio — combinando narrativas orais, participação dos pequenos ouvintes, músicas, brincadeiras e muita pesquisa para trazer informação e diversão verdadeiramente innteressantes, que não subestimam a capacidade das crianças.

///

7) Coisa de Criança

Esse podcast ajuda os pequenos curiosos a descobrir como as coisas funcionam de uma forma divertida e ao mesmo tempo científica. De onde vem as ondas?, Por que o céu é azul?,  Por que chove? são algumas das perguntas que Thiago Queiroz e Anne respondem durante os programas.

Ouça aqui um dos nossos queridinhos: Como surge o arco-íris.

>>POR QUE OUVIR: Divertido, o programa é cheio de respostas científicas de um jeito que as crianças entendem. As informações, longe de encerrar o assunto,  suscitam sempre novas perguntas. Quer jeito melhor de manter a curiosidade das crianças em dia?

///

8) Revisteen CBN Joca

A jornalista Petria Chaves recebe crianças e jovens para comentar os assuntos mais mobilizadores do momento. Os convidados também entrevistam especialistas.

>>POR QUE OUVIR: Mais indicado para os maiorzinhos, é um programa de rádio jornalístico nos moldes tradicionais. Traz informações do noticiário, entrevistas e o ponto de vista de jovens ouvintes, que participam da condução do programa, o que é muito interessante.

///

Jornais & Revistas

Os dois principais veículos para crianças e jovens, que funcionam por assinatura, estão agora abertos na internet durante a quarentena.

9) Joca

Único jornal brasileiro para crianças e jovens, o Joca tem edição impressa quinzenal e conteúdo publicado no site diariamente. Nesse período, abriu as edições no site e tem feito uma ótima cobertura do momento atual, com. participação das crianças. É um dos parceiros no podcast indicado no item acima 😉

>>POR QUE LER: A linguagem é jornalística, e as fontes das informações são jornais daqui e de fora. A edição do material é bem caprichada e, muitas vezes, divertida também.

///

10) ChC – Revista Ciência Hoje das Crianças

Revista de ciência e divulgação para pequenos leitores, passou por uma reformulação gráfica e editorial e agora está em versão com assinatura digital — ou impressão sob demanda. Aborda temas e descobertas da ciência de forma correta, sem subestimar as crianças, mas levando em conta interesses desse público.

>>POR QUE LER: Os temas e a abordagem jornalística e científica são costuradas dessa forma muito interessante para engajar o público leitor. A cobertura tem incluído o ponto de vista da ciência para temas atuais e também curiosidades científicas atemporais com os dinossauros e sambaquis.

///

Série de TV

Dica única, mas bacana

11) Nosso planeta

Série com produção original Netflix, e aclamada pela crítica, mostra como o aquecimento global atinge todas as criaturas vivas. Com imagens fantásticas e o cotidiano de animais raros, faz pensar no impacto das nossas ações, mostrando como vivem nossos companheiros de “casa”.

>>POR QUE ASSISTIR: As crianças costumam ser atentas ao ambiente e aos animais. A estética do documentário impressiona e há muita informação sobre a vida dos animais retratados. Em oito episódios de 50 minutos, trata de selvas, florestas, rios, mares e continentes gelados.

///

E você? Comente aqui com suas sugestões! Vamos adorar saber e compartilhar!

 

 

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP