Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Livro é presença: pai fotógrafo conta que até os de culinária fazem parte das leituras

12/10/2018

Como você lê para seus filhos e suas crianças? Que tipo de leituras compartilham? Que emoção conecta vocês nessa hora, nesse momento?

Ler para uma criança é essencial não apenas para aumentar vocabulário e facilitar a aquisição da fala e da leitura, mas principalmente porque, quando lê, o adulto está presente, dedicado integralmente à criança e àquele momento de afeto.

Crianças e adultos compartilham emoções especiais, conectam-se. Ler é estar presente; livro é presença. Neste segundo post da nossa série, Fabricio Remigio, 35, fotógrafo, pais de dois, conta poeticamente como são especiais os muitos momentos de leitura com seus pequenos.

 

Qualquer dia, hora e lugar

“Os tesouros de Monifa” / Sonia Rosa (texto) e Rosinha (ilustrações)

Como a gente fica bastante tempo juntos a gente lê o tempo inteiro. Os livros de culinária estão cheios de migalhas e farinha, pois lemos quando vou fazer o jantar. Às vezes – nos infantis em especial -, a gente troca umas migalhas no texto para evitar os estereótipos e preconceitos.

O que mais lembro da minha infância é dos meus pais contando histórias inventadas, mas, em especial minha mãe, que repetia com alterações as mesmas histórias. Também gosto de inventar, e eles pedem com frequência para que eu co nte histórias de quando eu era pequeno e histórias do sítio em que os avós moram.

No fundo a gente se ilumina como a boitatá: do brilho dos olhos das outras pessoas, então, como a gente lê bastante em casa é muito natural que eles [as crianças] gostem dos livros, de pesquisar no google, de ler manuais, de ler cartas de pokemon.

O que eu mais tenho gostado de ler inclusive são as cartas que Nina [a filha mais nova, de 3 anos] escreve praticamente todo dia na escola para mim, geralmente assinadas com um “F”.

Fabricio Remigio, 35 anos, fotógrafo, pai de um menino de 5 e de uma menina de 3.


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP