Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Gildo nas telas: elefante estreia arrasando num curta de animação

14/08/2019

Quem gosta do Gildo levanta a mão! Quem quer ver o Gildo no cinema dá um pulinho! Corajoso que ele só – a menos que tenha balões por perto -, o elefante anda cheio de novidades: já passou por aventuras na escola, ganhou uma irmã e, agora, está arrasando nas telonas.

Ele estreou num curta-metragem chamado Gildo – Boas Maneiras, em que se junta aos melhores amigos -sim, a Socorro está lá!- para aprender a comer com mais, digamos, estilo.

Será que num palacete inglês Gildo e amigos fariam menos confusão? / Trailer cedido pela Coala Filmes

O filme é tão bacana que foi selecionado pelo AnimaMundi 2019, que aconteceu em julho, e agora é também finalista do Festival ComKids – Prix Jeneusse Iberoamericano, um dos mais importantes do gênero, que premia as melhores produções cinematográficas e de TV para crianças.

Gildo não está no circuito comercial, mas é possível assistir à exibição do filme no festival, basta preencher uma ficha. Quem quiser, pode votar, ajudando o júri profissional a escolher os vencedores. Os curta-metragens, caso de Gildo – Boas Maneiras, serão exibidos dia 16/8, na parte da manhã, no Goethe – Institut São Paulo (rua Lisboa, 974 – Pinheiros).

Produzido pela Coala Filmes, de Cesar Cabral, e com direção do Thomate -ou Thomas Larson -, o curta cheio de humor mistura animação 2D (aquela tradicional que a gente conhece) com a técnica stop motion, que anima materiais reais (como bonecos de argila) através de fotos.

Graças a essa técnica, por exemplo, Gildo mergulha numa melancia de verdade durante o curta! “Essa mistura de linguagens deixa a animação muito mais interessante”, explica Cabral.

Criação coletiva e -quem sabe?- uma série

Silvana Rando, criadora do elefantinho amado e divertido, contou para o Blog da Brinque que conheceu Cesar por intermédio de uma amiga ilustradora e, juntos, tiveram a ideia de transformar o Gildo em série de TV. O curta-metragem é parte desse processo.

Tanto no Gildo – Boas Maneiras quanto para a série, Silvana acompanhou de perto e criou o jeito e a personalidade de cada personagem, que ganham mais complexidade numa animação. Imagina quantas histórias de livro cabem numa série de TV?

A série ainda depende de patrocínio para a produção, mas já agradou a diversos canais de TV. Para Silvana, as duas linguagens – livro e cinema – se complementam. A telona pode estimular a leitura do livro e vice-versa.

///

>>Adora o Gildo? A gente também! Ali, do lado direito da tela, selecionamos três livros pra você dar uma olhada e rever o elefantinho. Já conhece todos? Veja lá!

>>Mais Gildo? Vem cá e leia o texto abaixo – sobre A irmã do Gildo, lançamento da Brinque-Book-, na íntegra.

“A ficção pode ser um ótimo ponto de partida para os pequenos se identificarem, verem que não estão sozinhos e que, aos poucos, o novo arranjo se organiza e o saldo será, sem dúvida, positivo e adorável – com todos os desafios que chegam com o aprendizado sobre dividir a atenção dos pais e a rotina da casa”.

 


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP