Select Your Style

Choose your layout

Color scheme

Blog
 
 

BLOG

Conheça três obras incríveis enviadas aos leitores pelo Clube de Assinaturas Brinque-Book

24/08/2018

Ler para as crianças reforça laços, conecta, aproxima e pode se transformar em um tempo de qualidade muito prazeiroso entre adultos e crianças. Não à toa, costumam ressaltar especialmente esse aspecto quando falam da importância da leitura na infância.

“Os tesouros de Monifa” / Sandra Rosa (texto) e Rosinha (ilustrações)

Ajudar a criar mais oportunidades de leitura compartilhada é um dos objetivos do Clube de Assinaturas Brinque-Book, que envia mensalmente dois livros a seus assinantes. Funciona assim: o assinante escolhe a idade e o perfil leitor do presenteado com as obras (primeiras histórias, leitor iniciante ou leitor independente).

Aí então escolhe-se o período de entrega: mensal (uma vez só), semestral ou contínuo. Pronto. O pequeno leitor passa a receber periodicamente em casa um pacote repleto de literatura, poesia, imaginação, diversão, beleza.

Esperar para receber os livros também ajuda a formar leitores ávidos, pois a expectativa da chegada dos livros aguça a curiosidade e o interesse, põe os livros em foco e favorece o hábito de ler.

As obras são surpresas, geralmente uma delas temática e outra um lançamento, escolhidas pela equipe de curadores e especialistas da editora. Por exemplo, em março, mês da mulher, os assinantes receberam o premiado Os Tesouros de Monifa, de Sandra Rosa e Rosinha, delicado, que conta a história de várias gerações de mulheres de uma família. Além dele, foi também o clássico É preciso soltar o Gaspar, de Geoffroy de Pennart. O vídeo abaixo é uma entrevista com o autor sobre esse livro.

Blog da Brinque selecionou três títulos que já foram enviados pelo Clube de Assinaturas para crianças de diversas faixas etárias e independência leitora para resenhar aqui. Temos um clássico, um lançamento e um temático que amamos. Olha só nossa seleção:

O clássico

Vai embora grande monstro verde, do artista Ed Emberley, é uma narrativa inventiva que coloca as crianças no papel de contadores dessa história. Uma forma divertida de lidar com o medo dos monstros terríveis, essa obra dá ao leitor o poder de mudar e fazer sumir de vez o grande monstro verde do título. >>Faixa etária indicada: a partir de 2 anos.

O lançamento

Esse foi difícil escolher: a lista ostenta Cadê o juízo do menino (Tino Freitas, com as ilustras de Mariana Massarani), O gigante mais elegante da cidade (da dupla Julia Donaldson e Axel Scheffler, autores de O Grúfalo) e A Verdade Segundo Arthur. Mas escolhemos mesmo o novo de Marie-Louise Gay, essa canadense premiadíssima e incrível que escreveu e ilustrou Pequenas Histórias para Grandes Curiosos. A obra é uma HQ para leitores iniciantes e independentes, cheia de humor e tiradas  nonsense de fazer gargalhar adultos e crianças. Os temas variados estão espalhados pelos diversos contos e brincam com curiosidades (o que há na toca do coelho?), peraltices tipicamente infantis (o que você faria se fosse invisível?) e crendices populares que permeiam a infância (quem nunca ouviu a “teoria” do “golpe de vento no vesgo”?). >>Faixa etária indicada: a partir dos 2 anos.

“Pequenas histórias para grandes curiosos” / Marie-Louise Gay (texto e ilustrações)

O temático

Uma delícia ler e ouvir os poemas de Maté (que também assina as lindas aquarelas) deste Poemas de minha terra tupi. Jaguaré, Tatuapé, jururu, pirão e pororoca: sabe de onde vêm essas palavras e o que significam? A artista plástica e escritora Maté conta um pouco da gênese da nossa língua nessa obra poética que põe luz sobre a diversidade cultural do país de um jeito lúdico, delicado e colorido. >>Faixa etária indicada: a partir de 3 anos.


Sem comentários no momento

Grupo Brinque-Book
Rua Mourato Coelho, 1215 - Vila Madalena
São Paulo - CEP 05417-012 - SP